Realização de seminário no final de agosto, no Brasil,  e participação de encontro na Espanha, em outubro, serão as próximas atividades da rede de cientistas, empenhados em estudar soluções para os complexos portuários em termos logísticos, urbanísticos e operacionais, no presente e para as próximas décadas.

Na manhã desta sexta-feira (28/5), ocorreu a primeira reunião on-line entre pesquisadores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e instituições de pesquisa européias filiadas à Associação para Colaboração entre Portos e Cidades (Rete).  Desde 6 de junho último a Unisanta integra o Núcleo Avançado do Comitê Científico Internacional da Rede (em italiano, rete),   e esse foi o primeiro encontro virtual para organizar as próximas atividades.

Os pesquisadores da Rete/Unisanta convidaram um representante da Rete sediada na Europa, para comparecer ao Seminário a ser realizado na universidade santista, no final de agosto próximo. Participam do Comitê Científico cientistas da Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Costa Rica, França, Reino Unido e Brasil. A  Unisanta é a primeira universidade brasileira integrada ao Comitê Científico da Rede internacional.

A missão da Rete é desenvolver pesquisas científicas e oferecer mútua colaboração, visando o desenvolvimento equilibrado de regiões portuárias. O engenheiro e professor Adilson Luiz Gonçalves, coordenador da Rete/Unisanta, será o representante brasileiro na reunião programada para 24 e 25 de outubro, em Santader, Espanha. O tema do encontro em outubro, em Santader,  será  Indutores e Tendências de Mudanças na Cidade Portuária. 

 Um dos objetivos do Comitê Científico que se reunirá em Santander será analisar as profundas mudanças ocorridas nas cidades portuárias na última década e oferecer subsídios para  um projeto de desenho flexível que proporcione um desenvolvimento com cenários positivos para o setor nas próximas décadas.

A Rete disponibiliza uma plataforma virtual com todas os trabalhos do Comitê e a Unisanta será uma das instituições produtoras de pesquisas.

Participaram do encontro virtual desta sexta-feira  (28/6) cientistas de Barcelona, Veneza, Santander, Cantabria e Lisboa, coordenados pelo diretor internacional do Comitê Científico da Rete,  Prof. Rinio Brutomesso, também diretor da Associação Centro Internacional Città d´Acqua, com sede em Veneza. A reunião de ontem foi em Santander.

Pelo Brasil, estavam presentes os professores Adilson Luís Gonçalves, Luiz Antonio de Paula Nunes, coordenador do Núcleo Brasileiro de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais (Nepomt) e a engenheira Alexandra Sampaio, coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas. Pela direção da Universidade,  Sílvia Teixeira Penteado, reitora, Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente e Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo da Universidade.

Sílvia mencionou os numerosos intercâmbios internacionais da Unisanta, abertos a alunos e professores, como o Erasmus Mundus, que promove o Mestrado e Doutorado Europeu em Gerenciamento de Águas Costeiras, com o oferecimento de bolsas de estudo. Lúcia lembrou que a Universidade, com seus 15 mil alunos,  é referência no Brasil e para diversos países, em diversas áreas do conhecimento.

Seminário em agosto

Uma das primeiras atividades da Rete/Unisanta será a organização de um Seminário aberto ao público, no final de agosto próximo. Serão convidados para esse encontro,  em agosto,  representantes das prefeituras da região, autoridades e pesquisadores e representantes do setor portuário.   O tema será: Logística e Planejamento Urbano em Regiões Portuárias.

Em uma primeira fase, no segundo semestre, o Nepomt- Núcleo Avançado da Rete promoverá  “a aglutinação e equalização das atividades já desenvolvidas pelas várias áreas de conhecimento da Unisanta que tenham alinhamento com as propostas da Associação”.

O Nepomt -Unisanta, vem articulando estudos e atividades na área. Entre elas: viagens técnicas; a exposição: “Café, Porto e Cidade: Uma relação muito mais que econômica”, realizada na Bolsa do Café, em 2012; apresentações de trabalhos em congressos nacionais e internacionais, dentro de suas linhas de pesquisa: Porto-Cidade, Porto Zona Costeira e Trabalho Portuário e Marítimo.

A proposta agora é interligar e integrar o que já está sendo feito pelo Nepomt com atividades correlatas de outros núcleos de estudos da Universidade, como o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), dentre outros.

Influência dos portos     

O Prof.  Adilson Gonçalves lembra que os portos possuem uma área de influência que transcende seus limites físicos. O porto de Santos, por exemplo, tem uma hinterlândia (região interiorana sob influência de metrópole ou porto) que abrange estados da Região Centro-Oeste e, até, outros países sul-americanos. Sua importância econômica, aspectos logísticos e impactos urbanos demandam pesquisas e estudos para entender e propor soluções para as necessidades e conflitos associados, de forma integrada e harmônica.

“Nesse sentido, o complexo portuário da Baixada é um grande laboratório, e o compartilhamento de conhecimentos com outras regiões portuárias brasileiras e internacionais é necessário e indispensável para seu desenvolvimento sustentável”, explica Adilson Gonçalves.

Na fase II, a ser implantada a partir de 2014, estão previstas as seguintes medidas: “ampliar a produção de pesquisas específicas e/ou interdisciplinares, no âmbito de: iniciação científica, graduação e pós-graduação; intercâmbios e viagens técnicas nacionais e internacionais. Poderão ser buscadas fontes de financiamento de projetos, como: CNPq e a FAPESP, entre outras agências de fomento, visando a aquisição de múltiplas expertises para a Unisanta e seus egressos”, informa o Prof. Dr. Luiz Antonio de Paula Nunes.

O Núcleo Avançado Rete/Unisanta  objetiva “ampliar o intercâmbio nacional e internacional de conhecimentos e boas práticas, mediante viagens de estudos, seminários e outras atividades”.  A proposta é atuar também junto a prefeituras de cidades portuárias e contribuir com um espaço de reflexão, discussão e divulgação da produção de conhecimento através de estudos e pesquisas de interesse científico e tecnológico, em parceria com a iniciativa pública e/ou privada, bem como em colaboração com outras instituições de pesquisa e o setor produtivo.

Rete internacional

 A missão da Rete é construir uma rede internacional de cidades portuárias e portos, “com especial referência, ainda que não exclusiva, aos portos da Europa e da América Latina, tendo como objetivo desenvolver e melhorar a relação recíproca e mútua colaboração, para obter desenvolvimento equilibrado e qualificado dos âmbitos urbanos e portuários”.

Sua sede é em Veneza, Itália, sendo como seus países fundadores: Itália, Espanha e Portugal. Atualmente, a Presidência da Junta de Governo da Rete é exercida pelo Presidente do Conselho de Administração da APDL – Autoridade Portuária do Douro e Leixões – Portugal, Sr. Emílio Brogueira Dias. O Diretor do Comitê Científico da entidade é o Prof. Rinio Brutomesso, também Diretor da Associação Centro Internacional, Città d’Acqua, cuja sede é em Veneza – Itália.