Dos 142 atletas já confirmados para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, a serem realizados de 6 a 17 de setembro deste ano, apenas dois representam a Baixada Santista. E tanto Carlos Alonso Farremberg, da natação, como Carollina Maldonado, do tênis de mesa, defendem a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santo.
Carlos Farremberg (Bartha Engenharia/Loterias Caixa) é professor de Educação Física, formado pela Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), da UNISANTA, enquanto Carollina Maldonado é aluna do primeiro ano da mesma Fefesp.
Até o final deste mês, o Comitê Paraolímpico Brasileiro deverá anunciar o restante da lista de atletas para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, nas modalidades de remo, basquete em cadeira de rodas e voleibol sentado, o que poderá ampliar o número de atletas de Santos e Região.
A competição será desenvolvida nos mesmos locais dos Jogos Olímpicos, com as cerimônias de abertura e encerramento ocorrendo no Estádio Nacional de Pequim, o já conhecido Ninho do Pássaro. As provas de natação terão como palco o Centro Aquático de Pequim, e os jogos de tênis de mesa serão realizados no Ginásio da Universidade de Pequim.
Os 142 atletas já confirmados, entre os dois da UNISANTA, integram as equipes de atletismo, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, tênis em cadeiras de rodas, tênis de mesa, tiro e vela.