Apesar de todos os problemas enfrentados, principalmente os provocados por séria infecção intestinal que atacou, ainda no primeiro dos cinco dias de disputa, cerca de 20 dos integrantes de sua delegação, incluindo o melhor nadador de estilo peito do País, Eduardo Fischer, que não pode tomar parte da final dos 100 metros da modalidade, a Universidade terminou o Troféu Brasil/45º Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Verão, figurando entre as três maiores forças da natação brasileira. A UNISANTA manteve a condição de número 1, entre as instituições de ensino que atuam no esporte.
Com 1700 pontos, a UNISANTA ficou em terceiro lugar na classificação geral da competição, vencida pelo Esporte Clube Pinheiros, pela terceira vez consecutiva. O time da Capital somou 2.916,50 pontos, superando ainda o Minas Tênis Clube, que somou 2.126,00 pontos.
Na competição disputada no complexo aquático do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a UNISANTA ficou em terceiro lugar nos setores masculino (823) e feminino (877), além de somar 26 medalhas, sendo seis de ouro, sete de prata e 12 de bronze.
Na manhã deste domingo (8/5), na última etapa da competição, Georgina Bardach, da UNISANTA, conquistou a sua quarta medalha de ouro, vencendo nos 200 medley, com o tempo de 2m19s09. Joanna Maranhão, mais uma vez, ficou atrás de Georgina, ocupando o segundo lugar, com 2m19s56. Georgina venceu ainda nos 400 medley, nos 200 costas e nos 200 borboleta.

A UNISANTA obteve ainda as medalhas de bronze nas provas de 4×100 metros nado livre masculino e feminino, que encerraram o programa estabelecido pela CBDA para mais esta edição do Troféu Brasil, que serviu de última seletiva para o Mundial em Piscina Longa (50 metros), a ser realizado em julho, de 17 a 31, na cidade de Montreal, no Canadá.
A equipe brasileira será composta por 12 atletas em 10 provas. Serão sete mulheres, entre as quais Monique Ferreira, da UNISANTA, classificada para o revezamento 4×200 metros livres, e cinco homens. Márcio Latuf, técnico da UNISANTA, integrará a Comissão Técnica em Montreal.
A competição reunirá os cinco esportes da Federação Internacional de Natação – FINA, em 15 dias de disputas. A equipe de natação viaja no dia 19 de julho e as provas específicas do esporte acontecem de 24 a 31 do mesmo mês.
Este é o principal evento organizado pela FINA e um dos maiores do mundo, pois reúne cinco modalidades (natação, nado sincronizado, pólo aquático, saltos ornamentais e maratonas aquáticas).
A primeira edição do Mundial dos Esportes Aquáticos aconteceu em 1973, em Belgrado, e o Brasil participa desde a terceira edição, em 1978, em Berlim, na Alemanha. Desde então, nunca a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos deixou de ter atletas no Mundial da FINA.