Unisanta, Santa Cecília Esportes e LAGECOM promovem o 1º Seminário de Gestão do Esporte da Baixada Santista

338

O evento é gratuito. O diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro, Rogério Sampaio ministrará a palestra de abertura.

Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário de Gestão do Esporte da Baixada Santista, a ser realizado pela Universidade Santa Cecília – Unisanta, Santa Cecília Esportes e o Laboratório de Gestão, Políticas, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física da Universidade de São Paulo (LAGECOM). O evento tem apoio da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP) e da Fundação Settaport de Responsabilidade Social e Integração Porto e Cidade e será transmito pela rádio 93,3 FM.

O Seminário que acontecerá de forma virtual e gratuita nos dias 15 e 16 de abril, tem como objetivo promover e difundir o conhecimento teórico e prático da gestão do esporte na região. As inscrições gratuitas estão abertas no link http://paineira.usp.br/lagecom/sgebs. As pessoas que desejarem receber certificado de participação deverão pagar taxa de R$ 20,00 (também através do link). Alunos da Unisanta são isentos da taxa.

Pioneiro nos âmbitos acadêmico e científico na Baixada Santista, o evento contará com a presença de diversos profissionais, pesquisadores da área esportiva e doutores da USP, que participarão de palestras e debates sobre temas como: Financiamento de Projetos de Esporte; Marketing e Comunicação no Esporte; e Diversidade na Gestão do Esporte.

O seminário é voltado para estudantes e profissionais das áreas de Educação Física e Esporte, Administração, Comunicação, Economia e Marketing Esportivo, além de interessados na Gestão do Esporte.

“A gestão do esporte no Brasil está paulatinamente se consolidando como uma importante área de intervenção do profissional de Educação Física ou de Esporte, em entidades de prática e de administração do esporte, decisiva para o desenvolvimento da área no País. Com os níveis de profissionalização que o esporte atingiu nos dias de hoje, torna-se cada vez mais evidente a necessidade do profissional especializado para atuar nesses segmentos”, explica o organizador do evento, Prof. Donald Verônico. Donald é membro da Lagecom, Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela USP, além de ex-aluno da Faculdade de Educação Física da Unisanta (Fefesp).

Ainda de acordo com Verônico, especialmente no Brasil, a área tem se desenvolvido em todos os segmentos da sociedade nos quais o esporte está inserido, particularmente quando se refere ao esporte de rendimento. “Esta necessidade também se faz presente na organização, tanto no esporte escolar, no universitário, como no de participação, seja em políticas públicas, ações do terceiro setor, como na iniciativa privada”, afirma.

Programação – Serão realizadas palestras, mesas de debates e painéis envolvendo importantes profissionais e pesquisadores brasileiros. O pró-reitor da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, e a Profa. Dra. Flavia Bastos, da EEFE/USP, são os responsáveis pela abertura do evento e o diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro, Rogério Sampaio ministrará a primeira palestra inicial.  Entre os temas estão: Governança nas Organizações Esportivas, Financiamento de Projetos de Esporte, Diversidade da Gestão do Esporte e Marketing e Comunicação no Esporte.

Confira a programação completa:

Dia 15/04

18h – Abertura com a Profa. Dra. Flavia Bastos (EEFE/USP) e Dr. Marcelo Teixeira (Unisanta).

18h15 – Palestra Governança nas Organizações Esportivas com Rogério Sampaio (COB).

19h – Mesa-redonda Financiamento de Projetos de Esporte mediada pelo Prof. Vinicius Reberte da Semes e com Gelásio Ayres, secretário de esportes do Semes/Santos, Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de comunicação corporativa e sustentabilidade da Santos Brasil, Prof. Me. Donald Veronico, da GPP/USP e Fundação Settaport.

Dia 16/04

18h – Painel Diversidade da Gestão do Esporte com mediação da Profa. Dra. Cacilda Amaral da UEMG e com participação da Profa. Dra. Giselle Tavares, da UFU, Dir. Danielle Zangrando da FUPES, Profa. Ma. Camila Dantas da EEFE/USP.

19h – Mesa-redonda Marketing e Comunicação no Esporte mediada pelo Prof. Dr. Ivan Furegato, da EEFE/USP, e com o Prof. Dr. Ary Rocco, da EEFE/USP, Vitor Sion, do Comitê Gestor do SFC, Prof. Dr. Fernando Fleury, CEO da Armatore, como convidados.