A Unisanta conquistou o título de campeã geral da Liga Interestadual Universitária (LIU). A competição, realizada em Uberaba/MG entre os dias 12 e 16 de novembro, reuniu 120 atléticas do país.

No LIU, as atléticas são separadas pelo nível esportivo. Participando da Liga Ouro, liga especial da competição, a Unisanta disputou com três universidades e somou 301 pontos, finalizando com o título de campeã geral. A Educação Física UFU (Federal de Uberlândia) ficou com a segunda posição, com 272 pontos, e a LaUnicamp (Liga das Atléticas da Universidade de Campinas) completou o pódio, com 267 pontos.

Ao todo, 36 modalidades foram disputadas, entre esportes de quadra e individuais. As atléticas cecilianas competiram em 33 e conquistaram 12 medalhas de ouro, 11 de prata e 6 de bronze.

“O título geral da competição culmina com um trabalho árduo de 11 diretores, um planejamento que teve início meses antes, com treinos, reuniões preparativas, conversas com técnicos e atletas. Voltar de uma pandemia, realizar uma volta esportiva e conseguir o resultado é uma somatória de esforços e vitórias individuais de todos que acreditaram no trabalho, no projeto. Particularmente, encerro um ciclo vitorioso, estive presente desde a edição de 2018 e poder chegar aqui, dessa forma, com esse título geral, é muito gratificante. Agradeço imensamente o apoio da universidade, todos os alunos/atletas e diretores. Fizemos história”, explica Napoleão Filho, chefe da delegação da Unisanta.

Retrospecto
Esta não é a primeira vez que a Unisanta sobe ao pódio do LIU. Em 2016, a Instituição de Santos foi representada pelo curso de Engenharia e conquistou o vice-campeonato na competição. Em 2018, já como Unisanta, as atléticas conquistaram o 3º lugar geral e em 2019, o 2º lugar geral.