Tricampeão metropolitano de águas abertas e um dos destaques da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em campeonatos estaduais e nacionais de natação em piscina na temporada passada, Israel Peressin Murat (By Lu), autêntico prata da casa, encara com otimismo a quarta e última etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, a maior competição em águas abertas do Brasil, marcada para o próximo dia 26, a partir das 9 horas.

“Nadar 20 Km é uma novidade para mim, mas tenho me dedicado bastante às provas de águas abertas de três anos para cá e isso, além de me ajudar nas competições de piscina, me confere uma certa tranqüilidade e mesmo otimismo diante do desafio que tenho pela frente. Inicialmente, porém, minha intenção é a de completar a distância. A colocação será uma conseqüência do que eu possa fazer”, assinala.

Na UNISANTA desde o baby, esse nadador nascido em 8 de julho de 1986, começou a participar de provas de águas abertas instigado por um amigo. “A curiosidade me levou a percorrer esse caminho e, a medida em que os resultados apareciam , principalmente em termos de aprimoramento de condição atlética, sobretudo aeróbica, fui me dedicando mais e mais. Hoje, acredito que divida meu tempo de maneira eqüitativa entre a piscina e o mar, com boas performances nas duas áreas”.

Israel será assistido na prova de 20 KM pelo técnico Alexandre Paes Barreto dos Santos, o Alê, um dos assistentes do técnico Márcio Latuf, na equipe principal da UNISANTA. “Acredito que terei um bom entrosamento com o Alê e com o barqueiro, que me acompanhará no dia 26, para que possa atingir meus objetivos”.

Quanto à estratégia a ser utilizada ele resume em poucas pinceladas: “No início a intenção é estabelecer um ritmo tranqüilo, poupando forças para a parte final da prova. Nos 3 KM derradeiros, será preciso nadar com a alma”, acredita.
Sobre seus resultados nas etapas anteriores, Israel considerou que houve uma boa evolução. “Na primeira etapa, de 3,6 KM, terminei em sétimo lugar, com o tempo de 39m36; na segunda, de 6,7 KM, fui o quarto colocado, com 1h26s12, e na terceira, nos desgastantes 10 KM voltei a ocupar a quarta colocação, desta vez, com o tempo de 1h54m04”.

Na temporada passada, Israel participou de um total de 15 provas em águas abertas, das quais venceu oito no Circuito Metropolitano, que lhe valeram o tricampeonato invicto. “Do circuito estadual, tomei parte apenas de três competições, com vitórias em todas”.

Em longo prazo, o nadador pensa em migrar da piscina para as provas de águas abertas. “Neste momento, sinto que muita gente, entusiasmada pela ênfase dada às provas de maratonas aquáticas, tem procurado as travessias. Assim, minha intenção é de esperar as águas acalmarem para tomar uma decisão mais amadurecida. Além disso, sou novo e tenho um longo caminho a percorrer na piscina.

O Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença Eventos Esportivos e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação.

Além do desafio dos 20 KM, que encerram a primeira edição da maior competição em águas abertas do Brasil, serão disputadas simultaneamente a IX Travessia José Ricardo Carvalho de Oliveira e a inédita I Copa Cidade de Santos de Pólo-Aquático no Mar, envolvendo equipes da Cidade, Capital e Interior.

Participam da prova Juan Pereyra, Thiago Tognozzi, Israel Peressim Murat e Monick Avelino Perez, os quatro da UNISANTA; Glauco Rangel e Custódio Leite Riobeiro, os dois do Paulistano; Raul Porto Andrade Júnior, da Aquatic Baroni, e José Belarmino Souza Filho, da Unimonte.

Para essa quarta etapa, está definida uma bolsa de R$ 11.100,00, assim rateada: primeiro colocado, R$ 4.000,00; segundo, R$ 2.500,00; terceiro, R$ 1.5000,00; quarto, R$ 800,00; quinto, R$ 700,00; sexto; R$ 500,00; sétimo, R$ 400,00, e oitavo, R$ 300,00. A representante feminina receberá ainda uma bonificação de R$ 500,00. O prêmio em dinheiro só será pago em caso de o atleta completar o percurso. O mesmo diz respeito à bonificação. Em caso de desistências durante a prova, os prêmios destinados aos desistentes serão rateados por igual entre os demais participantes, segundo convenção internacional. Caberão ainda medalhas aos participantes que completem a distância prevista.

Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença. Patrocínio – Banco Itaú, Life Fitness, Prefeitura Municipal de Praia Grande e Engeplus. Apoio – Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Bandeirante Emergências Médica (BEM), Energil Bebidas Energéticas e Estrada Transportes, 2o. Batalhão de Infantaria Leve e 2o. Grupo de Artilharia Antiaérea (2o. GAAAe)