Pela primeira vez, Thiago Tognozzi, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) terá de encarar o desafio de uma proa de 20 KM, nesta quarta e última etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, a maior competição em águas abertas do Brasil, marcada para o próximo dia 26, a partir das 9 horas. A novidade, porém, não mede medo. Pelo contrário, ele se mostra bastante motivado para a disputa. “Acredito que com calma, determinação e uma estratégia bem definida, possa conseguir um bom desempenho”.

Nas três provas anteriores, Tognozzi esteve sempre entre os cinco melhores colocados. Na primeira, de 3,6 KM, terminou na quarta colocação, com o tempo de 38m52, e nas duas seguintes ficou em quinto. Na segunda, precisou de 1h26m15, para completar os 6,7 KM, e na terceira, nadou os 10 KM em 1h55m44.

Tognozzi, que terá o acompanhamento na prova do dia 26 do técnico Fabio José Massaini, o Binho, acredita que a participação na terceira etapa, quando. também pela primeira vez, teve de percorrer uma distância de 10 KM, lhe indicou o caminho a percorrer nesta derradeira fase do Projeto.

“Vou ter o dobro da distância pela frente, mas sei também que a manutenção da calma, de uma estratégia bem definida e de muita determinação poderão me levar a um resultado satisfatório, a exemplo do ocorrido na vez anterior”.

O nadador observa ainda que o conselho dado pelo companheiro de equipe Luiz Lima, no tocante a manter a visão focada no barco de apoio e não no horizonte, é extremamente válido, “Afinal, isso reduz o desgaste e diminui a taxa de ansiedade. Mas acredito que na fase final da prova, seja bom, ocasionalmente, dar uma olhada à frente para ter uma idéia do que ainda precisa ser feito”.

Nascido em 22 de setembro de 1983, Thiago Tognozzi está entre os grandes nomes da natação brasileira nas provas de 800 e 1500 metros. Na temporada de 2004, chegou a conquistar o título brasileiro absoluto nos 1.500 metros, e há cerca de três temporadas tem figurado entre os cinco melhores nestas distâncias.

Para a prova do próximo dia 26, quando espera fazer uma boa performance, ele ainda acredita que o fator concentração seja vital. “Preciso estar focado o tempo todo para dosar minhas forças e, em primeiro momento, completar a distância”.

O Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença Eventos Esportivos e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação.

Além do desafio dos 20 KM, que encerram a primeira edição da maior competição em águas abertas do Brasil, serão disputadas simultaneamente a IX Travessia José Ricardo Carvalho de Oliveira e a inédita I Copa Cidade de Santos de Pólo-Aquático no Mar, envolvendo equipes da Cidade, Capital e Interior.

Participam da prova Juan Pereyra, Thiago Tognozzi, Israel Peressim Murat e Monick Avelino Perez, os quatro da UNISANTA; Glauco Rangel e Custódio Leite Riobeiro, os dois do Paulistano; Raul Porto Andrade Júnior, da Aquatic Baroni, e José Belarmino Souza Filho, da Unimonte.

Para essa quarta etapa, está definida uma bolsa de R$ 11.100,00, assim rateada: primeiro colocado, R$ 4.000,00; segundo, R$ 2.500,00; terceiro, R$ 1.5000,00; quarto, R$ 800,00; quinto, R$ 700,00; sexto; R$ 500,00; sétimo, R$ 400,00, e oitavo, R$ 300,00. A representante feminina receberá ainda uma bonificação de R$ 500,00. O prêmio em dinheiro só será pago em caso de o atleta completar o percurso. O mesmo diz respeito à bonificação. Em caso de desistências durante a prova, os prêmios destinados aos desistentes serão rateados por igual entre os demais participantes, segundo convenção internacional. Caberão ainda medalhas aos participantes que completem a distância prevista.

Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença. Patrocínio – Banco Itaú, Life Fitness, Prefeitura Municipal de Praia Grande e Engeplus. Apoio – Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Bandeirante Emergências Médica (BEM), Energil Bebidas Energéticas e Estrada Transportes, 2o. Batalhão de Infantaria Leve e 2o. Grupo de Artilharia Antiaérea (2o. GAAAe)