Trata-se de uma prova que já nasce grande. Assim, o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, definiu a Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, ao assinar a lei que a oficializa e inclui no calendário oficial da Cidade. A competição também ingressou no calendário esportivo do Estado. Tais atos foram apresentados quando integrantes da Comissão Organizadora do evento se reuniram com Papa, no Paço Municipal, na tarde de sexta-feira (26).

‘‘A prova já nasce grande. É muito oportuna esta iniciativa, pois a Cidade acaba sendo valorizada e reconhecida nacionalmente no cenário das travessias’’, apontou o chefe do Executivo municipal.

Estiveram presentes na solenidade o presidente da comissão, Marcelo Teixeira, a reitora da Universidadea Santa Cecília (UNISANTA), Sílvia Teixeira Penteado, o secretário-adjunto da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado, José Rubens Domingues Filho, o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, autor do projeto de lei; o diretor-executivo de A Tribuna, Roberto Clemente Santini, o editor-chefe de A Tribuna, Marcio Calves, o gerente comercial e marketing de A Tribuna, Márcio Delfim Leite Soares, e os pais de Renata, Raul e Lucrécia Agondi, além de outros integrantes da Comissão Organizadora e de representantes da Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Parqie Estadual marinho Laje de Santos.

‘‘Transformamos o sonho da Renata em realidade com a prova. É a primeira edição, mas já vem cercada de muita expectativa’’, afirmou Marcelo Teixeira. Os pais da homenageada se emocionaram. ‘‘É um momento muito especial’’, contou Raul Agondi.

OBJETIVOS – Com os objetivos de incentivar a prática do esporte em meio líquido,e ampliar o interesse no ecoturismo e incrementar demais atividades ligadas à indústria do Turismo na Cidade e Região, a UNISANTA desenvolve o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, que tem a organização da Presença Eventos e o apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Prefeitura Municipal de Santos, Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos.
Criado ainda com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras em águas abertas do mundo, Renata Câmara Agondi, o Projeto compreende quatro etapas interligadas, sendo a última delas, o Desafio Oceânico Laje de Santos, com percurso entre a Laje de Santos e a Baía de Santos.

“Com a realização deste tipo de competição, podemos ampliar consideravelmente o universo de pessoas interessadas em desfrutar da multiplicidade de atrações que Santos e a Baixada Santista oferecem. A Laje de Santos é um dos mais belos cartões postais de nossa região, além de abrigar um ecossistema marinho dos mais ricos”, destaca Marcelo Teixeira, presidente da Comissão Organizadora do Projeto.

O Projeto faz parte do calendário das atividades esportivas desenvolvidas no Município, por intermédio de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Santos, de autoria do vereador Roberto Bonavides, no ano de 2000, e reformulado em 2005 pelo vereador Antonio Carlos Banha Joaquim.
Culminando com o Desafio da Laje de Santos, que reunirá um número máximo de oito atletas, em prova marcada para o dia 26 de janeiro de 2006 (data de aniversário da Cidade), as três primeiras etapas terão caráter classificatório.

Assim Apenas os 100 melhores competidores desta primeira etapa tomarão parte da segunda, marcada para o dia 30 de outubro, na distância de sete a dez quilômetros, demarcados na Baía de Santos.

Da terceira etapa, a ser realizada no dia 4 de dezembro, na distância de 15 a 20 quilômetros, ainda na Baía de Santos, tomarão parte apenas os 32 melhores da segunda etapa. E da quarta e última, apenas de oito atletas, no máximo, extraídos da terceira etapa , terão o privilégio de competir na distância de 30 a 42 quilômetros, compreendidos entre a Laje de Santos e a Baía de Santos.

INSCRIÇÕES – As inscrições para a primeira das quatro etapas já estão abertas. Esta etapa de abertura está marcada para o próximo dia 25 de setembro, a partir das 10 horas, com arbitragem da Federação Aquática Paulista (FAP).
Esta primeira etapa, que deverá reunir entre 800 e 1000 nadadores, será disputada na distância de 3,5 quilômetros, demarcados na Baía de Santos, entre o Boqueirão e a Ponta da Praia.

O percurso da prova será balizado com bóias e barcos, tendo como local de largada a Praia do Boqueirão defronte a av. Conselheiro Nébias e a chegada na Ponta da Praia, nas imediações do Aquário Municipal.

Poderão participar desta primeira etapa do Projeto, clubes (filiados ou não a Federação Aquática Paulista), academias, empresas, associações, sindicatos, estabelecimentos de ensino, unidades militares, não sendo aceitas inscrições avulsas. Também poderá haver composição de mais de uma equipe, desde que, estejam devidamente amparadas pelas normas estabelecidas pela Federação Internacional de Natação (FINA), Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP), como também, uma entidade estar associada a patrocinador (es), desde que esse, reconhecidamente não desenvolva também a prática de natação.

O enquadramento em categorias e sexo obedecerá ao seguinte critério: Tanto no feminino quanto no masculino – Infantil I 1992 – Infantil II 1991 – Juvenil I 1990 – Juvenil II 1989 – Junior I 1988 – Junior II 1987/86 – Sênior 1985 a 1981 – Master 25+ 1980 a 1876 – Master 30+ 1975 a 1971 – Master 35+ 1970 a 1966 – Master 40+ 1965 a 1961 – Master 45+ 1960 a 1956 – Master 50+ 1955 a 1951 – Master 55+ 1950 a 1946 – Master 60+ 1945 a 1941 – Master 65+ 1940 a 1936 – Militares – Geral. Atletas que não se enquadrem nessas faixas etárias, somente poderão participar, com a anuência da organização.

PREMIAÇÃO – Nesta primeira etapa caberá premiação, em caráter individual, mediante medalhas finish a todos os participantes, prêmios aos 3 primeiros classificados em cada categoria no masculino e feminino e aos 5 primeiros classificados na classificação geral.

Coletivamente, aos três melhores classificados na contagem geral de pontos. Para apurar a contagem de pontos, serão consideradas os resultados dos três melhores classificados no feminino e os cinco melhores no masculino de cada equipe, convertendo em pontos, a classificação obtida por cada um, consagrando vencedoras, as três equipes que menos pontuarem. Em caso de empate, o critério de desempate será através da melhor colocação individual obtida. A Premiação será efetuada logo após expirar o prazo para apresentação e apreciação dos protestos.

As inscrições devem ser feitas nos seguintes locais: em Santos, na Secretaria de Esportes da Universidade Santa Cecília, à Rua Lobo Vianna, 67 ou Rua Oswaldo Cruz 255 – telefone (13) 32027126; Loja ByLu, à Avenida Bernardino de Campos, 115 – telefone (13) 32351446. Guarujá – Academia Moby Dick, à Rua Buenos Aires, 107 – telefone (13) 33865888. Inscrições online pelo site www.ativo.com. Informações pelo site www.unisanta/travessiaoceanica.br

As Inscrições deverão ser encaminhadas em modelo de súmula padrão, devidamente preenchidas, acompanhada de autorização médica para os locais de inscrição ou também via fax (13)32345297- Universidade Santa Cecília – anexando o comprovante de depósito bancário a favor de Santa Cecília Esportes S/C Ltda – Banco Itaú – agência 2217 – c.corrente 4840-0.

O prazo para inscrições, será até as 16:00 horas do dia 16 de setembro de 2005, observando as seguintes taxas – até 09/09 = R$ 21,00 de 10/09 a 16/09 = R$ 25,00. Atletas militares estão isentos do pagamento, desde que participem na categoria militar.