Começa nesta segunda-feira (29), a III Jornada de Pedagogia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), que terá como tema Educação e Cidadania: perspectiva em ensino, prática e pesquisa. O evento será realizado no Anfiteatro do bloco D da Universidade.

Destinado aos alunos da UNISANTA, este ano a Jornada terá um formato diferente, em que experiências de profissionais da área de Educação serão apresentadas em conjunto com experiências dos alunos de Pedagogia que já atuam nas diferentes áreas do mercado de trabalho. A coordenação da III Jornada é da professora Maria Cristina dos Santos Pereira Alves.

Programação- Dia 29/8 (segunda-feira), às 8h, será realizada a abertura do evento feita pelo diretor da Faculdade de Pedagogia da UNISANTA, prof. Dr. Fábio Giordano. Em seguida, Paulo Anselmo Matioli e Milena Gomes Prol Matioli apresentarão o projeto Museu Jobas e seus contadores de histórias . Às 10h, o projeto Arte como alternativa à inclusão socia l será exposto pelas alunas do 6º semestre da Faculdade de Pedagogia da UNISANTA, Ana Lúcia dos Santos, Claudia da Silva Rodrigues, Esmeralda de Menezes, Lílian de Lima Ferreira e Mariângela dos Santos da Costa. Elas reapresentarão esse trabalho às 20h30, da terça-feira (30).

A Jornada prossegue às 19h, com a abertura oficial realizada pela reitora da UNISANTA, profª dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e pela diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani. Em seguida, acontecerá a palestra Conselho Tutelar , ministrada pela advogada dra. Vera Silva Viveiros Nogueira. Às 20h30, Projeto CEAC – Cadernos Compartilhados , será o tema da explanação das profªs Josana Campos Bastos e Ana Maria Ferreira, coordenadoras pedagógicas de educação infantil do projeto CEAC da Secretaria de Educação de Itanhaém e autoras do material pedagógico Cadernos Compartilhados.

Na terça-feira (30), às 8h, as alunas do 6º semestre da Faculdade de Pedagogia da UNISANTA Cristiane Rosada, Maria Bergamaschi e Nelisa Aparecida Barreiros, apresentarão o Projeto Aprender a aprender com a informática educativa: numa visão construtivista . Às 10h, o professor e mestre Amilton Carlos Camargo, supervisor da clínica de psicologia da Unimarcos- SP ministra a palestra Tempo de falar e tempo de escutar: a produção de sentido em grupo terapêutico . Às 19h, haverá o Relato de experiências: animação cultural , feito pelo prof. dr. João Oliveira, do Departamento de Bibliotecas de Lisboa- Portugal.

No último dia do evento (31), Brinquedoteca BrincaSanta será o tema da palestra de Camila Aparecida Barcelos, ludotecária e socióloga da Faculdade de Pedagogia da UNISANTA, e das brincantes e estagiárias Esmeralda Menezes e Marilda Luiza Souza Amaro. Às 10h, o profº da Faculdade de Direito e de Pedagogia da UNISANTA, Marcelo Henrique Gazolle Veronez, falará sobre o projeto Universidade Cidadã .

Às 19h, a supervisora de Recursos Humanos da empresa Santos- Brasil, profª ms. Rita de Cássia Zaher Rosa Paul falará sobre o Projeto de Recursos Humanos: eu faço a diferença . Às 20h30, a palestra Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino – na visão dos professores será feita pela mestre em Psicologia Clínica e diretora da ONG SOBREI- Guarujá, profª Eliza Helena Ercolin. Em seguida, a coordenadora pedagógica da Faculdade de Pedagogia da UNISANTA, profª ms. Maria Cristina Pereira Alves, fará o encerramento.