Na condição de única seletiva brasileira para a definição da equipe nacional que irá ao Mundial de Maratonas Aquáticas, em Sevilha 2008, na Espanha, a II Maratona Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, voltará a reunir os maiores nomes do mundo em águas abertas, no dia 26 de janeiro do próximo ano, na Praia do Boqueirão, em Santos. A organização será da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

A competição, que abre o calendário do mais importante circuito internacional de maratonas aquáticas, o Fina 10 KM Marathon Swimming World Cup 2008, servirá ainda como etapa seletiva para formação das seleções dos Estados Unidos e Rússia, além de atrair nomes como as alemães Ângela Maurer e Britta Corestein, atuais líderes do Circuito Mundial e primeiras colocadas na I Maratona Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, realizada em 26 de janeiro último.

Em concordância com as diretrizes da Federação Internacional de Natação (Fina), a prova, além da distância olímpica de 10 km, terá uma dotação de U$ 20 mil, além de pontuação correspondente para definição do ranking mundial, nas categorias feminina e masculina.

Além de definir a equipe brasileira para o Mundial, a prova santista apontará nadadores nacionais para disputas de etapas européias do Circuito Mundial, a exemplo do ocorrido quando das seletivas para a definição da equipe pan-americana.

Ainda no dia 26 de janeiro de 2008, será realizada uma travessia de 1 km, no mesmo palco da etapa internacional, com a disputa aberta a nadadores de todas as categorias, a partir do petiz (11 anos), tanto no feminino como no masculino, com premiação em troféus e medalhas. Em disputa o Troféu de Posse Transitória Renata Câmara Agondi, vencido pela UNISANTA nas duas primeiras versões da prova em nível nacional.