Com base em uma análise do start list (relação de atletas inscritos para competição), o técnico da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Márcio Latuf, acredita tanto no registro de um alto nível técnico quanto de uma acirrada disputa pelas primeiras posições no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Natação de Verão/VIII Troféu Alberto Martin Perez, a ser desenvolvido de quinta-feira (02/11) a domingo (05/11), na piscina longa (50 metros) do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, da instituição de ensino santista.

A avaliação de Latuf está baseada em fundamentos inquestionáveis: “Tanto nós, da UNISANTA, como do EC Pinheiros, Serc/são Caetano, Unaerp e Corinthians relacionamos os melhores atletas, a exceção dos residentes do exterior, além disso a competição está colocada em um período estratégico, já que serve tanto de preparação para aqueles que integrarão a seleção brasileira nos Jogos Sul-Americanos, como de aferição de performance para os nadadores que brigam por índices com vistas aos Jogos Pan-Americanos de 2007”, destaca o técnico.

Somente a UNISANTA terá um total de 11 atletas, além do próprio Latuf, nos Jogos Desportivos Sul-Americanos (ODESUR), de 15 a 18 próximos, em Buenos Aires, na Argentina. São eles: Michelle Lenhardt, Monique Ferreira, Nayara Ribeiro, Bárbara Jatobá e Lílian Cerroni, Conrado Chede, Ricardo Kojima, Eduardo Fischer, Larissa Cieslak, Monick Perez e Natália Grava.

Além disso, um significativo contingente de atletas paulistas briga por vagas na equipe brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, no próximo ano. Em dezembro próximo, também no Rio de Janeiro, serão realizados os Campeonatos Brasileiros Júnior e Sênior, que servem de penúltima seletiva para o Pan Rio 2007.

Latuf também destaca outro aspecto importante em sua análise. “Ao contrario das competições anteriores, não teremos a disputa simultânea do Torneio Open. Com isso, os atletas terão o seu foco concentrado no Paulista Júnior e Sênior, permitindo-se que tenhamos um nível bem mais apurado nas disputadas”, reforça.

LUTA PELO HEXA – A natação da UNISANTA inicia a luta pelo hexacampeonato no Paulista Júnior e Sênior de Verão, às 16 horas de quinta-feira (02/11). Promovida pela Federação Aquática Paulista (FAP), a competição reunirá 427 nadadores distribuídos por 42 entidades, entre clubes, academias e instituições de ensino.

Grandes nomes da natação brasileira e internacional, como Monique Ferreira, Joel Moraes Santos Júnior, Conrado Chede, Flávia Delaroli, Manuela Lyrio, César Cielo Filho, e Rebeca Gusmão, entre outros.

No total, serão realizadas 126 provas, divididas em seis etapas. A primeira está marcada para quinta-feira (02/11), a partir das 16 horas. Na sexta-feira (03/11), ocorrem mais duas, as 9 e 16 horas. No sábado (04/11), outras duas, as 9 e 16 horas. E a sexta e última, domingo (05/11), também a partir das 9 horas.

Com a maior delegação (64 nadadores), a UNISANTA luta pela manutenção da hegemonia estadual, tendo vencido em cinco das seis últimas versões, incluindo as duas mais recentes, ambas desenvolvida na piscina do seu maior rival, o EC Pinheiros.