A nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a argentina Georgina Bardach, maior nome da natação latino-americana feminina e única medalhista sul-americana nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, está fora dos Jogos Sul-Americanos (Odesur), a serem realizados em Buenos Aires de 15 a 18 de novembro próximo.

Tanto Georgina como José Meolans, campeão mundial da piscina curta, pediram dispensa da seleção argentina por não aceitarem os critérios da comissão técnica. O problema está numa decisão do técnico Daniel Garimaldi, treinador nacional da Argentina que cortou quatro nadadores da seleção, entre os quais Eduardo Otero, por terem faltado a uma clínica preparatória. Todos os nadadores são do River Plate, clube de Meolans.

Diante disso, Meolans e Georgina protestaram contra a decisão renunciando a convocação. Além dos quatro atletas faltosos, foi dispensado um dos integrantes da equipe técnica argentina, Rodolfo Sacco.

Até então apontada como uma das favoritas ao título dos Jogos da Odesur, a natação Argentina vive uma crise sem precedentes em sua história, conforme atestam as notícias dos principais jornais daquele País, como El Clarin, Diário Olé e La Nacion.

A Secretaria de Esportes da Argentina, espécie de Ministério dos Esportes da Argentina, solicitou à Confederação Argentina de Desportes Aquáticos (CADDA) que interviesse de maneira a solucionar o problema. Como Garimaldi manteve sua posição, a CADDA optou por apoiá-lo.