A nadadora participará, de 16 a 21 de abril, do Maria Lenk, tradicional torneio nacional, no Rio de Janeiro.

Gabi Roncatto, atleta da equipe de natação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), concedeu uma entrevista ao site Globo Esporte, que publicou a matéria no domingo (8/4). Durante a conversa, a atleta falou sobre suas expectativas e seu principal objetivo: a vaga para competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A matéria começa lembrando que a atleta, de 20 anos, conquistou dezenove medalhas em 2018, e quer começar a temporada com títulos. E a primeira oportunidade para isso é a tradicional competição da natação nacional – o Troféu Maria Lenk – que será realizado de 16 a 21 de abril, no Rio de Janeiro.

Segundo o texto, o torneio vai servir como seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, que serão realizado entre 26 de julho e 11 de agosto, além do Mundial de esportes aquáticos – que acontecerá em Gwangju, na Coreia do Sul, entre os dias 12 e 28 de julho – e o Militar. No Maria Lenk, Gabi irá competir nas provas de 200 e 400m medley.

“Minha expectativa é estar dentro das seleções brasileiras (sênior e militar), porque assim vou estar mais próxima dos Jogos de 2020. A preparação foi bem intensa, a gente voltou a treinar no começo de janeiro e me dediquei muito, então a expectativa é ótima para este começo”, comentou a nadadora em entrevista ao GloboEsporte.com.

Um dos sonhos de Gabrielle é disputar a final olímpica em Tóquio, apesar de não se colocar entre as favoritas na disputa por uma vaga aos Jogos. Antes de alcançar seu objetivo, ela tem alguns passos a seguir.

“Tenho alguns sonhos menores antes de poder alcançar esse objetivo (final em Tóquio). Acredito que meu primeiro passo é estar dentro da Seleção dos Jogos Pan-Americanos e do Mundial. Depois que eu concluir essa etapa, vou sentar e ver qual será o próximo passo. Eu gosto de ver tudo com calma. Um degrau de cada vez”, disse ao site.

No ano passado, Gabi conquistou 19 medalhas em competições nacionais e internacionais. Para o site, a nadadora afirmou que ‘não pensa em bater o número de medalhas conquistadas na temporada passada e que cada título é fruto de seu rendimento dentro das piscinas’.

Além disso, Gabi ressalta que ‘a medalha é consequência do bom resultado. A minha expectativa é cair na água e representar da melhor forma o meu país e minha cidade. O que mais importa é ter um resultado bom e saber dar valor ao trabalho de todos que estão ao meu lado. A gente não chega lá sozinha, tem uma equipe inteira por trás’.

Ao final do texto, o site relembra que, no Rio 2016, a nadadora brasileira foi uma das mais jovens a disputar os Jogos. Com 17 anos, representou o país na edição.

“Aquilo era tudo muito novo para mim. Sabia que era novata, mas ao mesmo tempo em que queria aprender eu me sentia merecedora de estar ali como qualquer outra atleta experiente. Hoje, se eu for para os Jogos, vai ser totalmente diferente. Estou mais preparada em todos os sentidos”, finalizou