A profissional foi uma das convidadas a conversar sobre os diferentes segmentos que o aluno de fisioterapia pode escolher

Pamella Cipriano foi aprovada por concurso para trabalhar em um dos maiores hospitais do Brasil, o Sírio Libanês, em São Paulo. Na manhã desta terça-feira (9/4), ela foi uma das convidadas para falar na Jornada dos ex-alunos da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta.

Formada em 2015 pela Unisanta, Pamella trabalha nas áreas de oncologia pélvica, saúde da mulher e na enfermaria de transplantes de medulas no hospital paulistano. “Eu queria fazer oncologia, então prestei a prova para fazer a residência no Sírio Libanês em Fisioterapia Oncológica. Em 2016, eu comecei lá. Fiz a residência por dois anos e depois prestei a prova para trabalhar no local e consegui”, comenta a profissional.

Ela vibra ao poder falar um pouco sobre a área em que atua. “É muito bom sempre voltar onde a gente nasceu, na fisioterapia, e passar um pouco da oncologia para os alunos, porque muita gente acha que oncologia e respiratório são especializações parecidas, mas não é”, ressalta.

Carreira promissora

O diretor da Faculdade de Fisioterapia e Farmácia da Unisanta, Ivan Cheida, comenta que é fundamental conseguir trazer ex-alunos que têm uma profissão bem-sucedida, para que os alunos possam ter uma noção sobre o curso que escolheram.

“Há muitos anos nós fazemos a jornada de ex-alunos, para trazer a realidade da profissão e as experiências de várias áreas diversificadas da fisioterapia, para que o aluno entenda melhor qual é a área que ele quer e vai entrar”, explica o diretor.

Cheida se orgulha de poder reunir na Jornada, profissionais formados pela Fisioterapia da Unisanta e mostrar aos alunos que, ao saírem da universidade, os acadêmicos não precisam trabalhar apenas em consultórios e sim, há diversas opções de áreas. “Nós temos uma que trabalha com paciente da oncologia, a outra é oficial do exército. Ele pode se inscrever nas forças armadas, desenvolver pesquisa, trabalhar em hospitais, desenvolver tudo o que ele quiser na área de saúde e gestão”. E ainda lembra que é fundamental para o aluno conhecer mais da área e realidade do mercado.

A presidente do Diretório Acadêmico, aluna do terceiro ano da Faculdade de Fisioterapia e uma das organizadoras da Jornada dos ex-alunos, Larissa Hoehne Matias, diz que os acadêmicos gostam de saber o que realmente acontece na profissão. “Como a Pamella mencionou na palestra dela, a gente chega no 5º ano e fica na dúvida do que vamos fazer, se continuamos a estudar ou trabalhamos, então a gente busca trazer essas pessoas de áreas diferentes, que saíram da Unisanta, para a gente ter esse feedback”.

Durante a Jornada, os alunos, calouros e veteranos, aproveitam para entender como está o mercado de trabalho e as visões dos profissionais. “O que nós, como alunos, podemos tirar ou que podemos aprender com esse pessoal que já saiu? Muita coisa mudou, está mudando. É muito legal ver essa perspectiva do pessoal que saiu daqui e conquistou coisas incríveis, eu acho que isso é extremamente importante para sabermos onde podemos chegar”, finaliza.

Jornada de ex-alunos de Fisioterapia – Além de Pamella Cipriano, outros ex-alunos compareceram para conversar sobre os diversos segmentos da profissão. Foi o caso da Márcia Isabel Bittencourt Mernak, fisioterapeuta que atua no Exército Brasileiro.

Outros exemplos: Fernanda Mendes, que possui Aprimoramento em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). E Piter Gil dos Santos, docente da Pós-Graduação em Fisiologia Humana pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) na área de Didática do Ensino Superior, também docente da Pós-Graduação em Terapia Intensiva – Adulto e Pediátrico pela Unisanta.