A reportagem da Folha de S. Paulo acompanhou na tarde desta quarta-feira (30/08), um dos ensaios hidrostáticos do Sistema de Medição de Velocidade em Tempo Real para Nadadores, o Velacqua, projeto e desenvolvido pelo engenheiro em computação Humberto Souza, formado em 2002, pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA). O aparelho, ainda em testes, mas com previsão de comercialização no primeiro semestre do próximo ano, será de vital importância dentro do trabalho de preparação técnica e atlética dos nadadores de alto rendimento.

Humberto Souza explica que o Velacqua começou a ser desenvolvido em 2002, mas somente agora, com o apoio da Incubadora de Empresas, da UNISANTA e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fafesp), o projeto alcançou sua fase de finalização. “O auxílio do Departamento de Natação da Universidade e da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), em particular do seu diretor, professor João Carlos de Barros, e do acadêmico Felipe Oliveira Ferraz de Almeida, no trabalho de coleta de dados e testes tem sido de vital importância”, afirma

Felipe, aluno do 8º. Ciclo da Fefesp, que faz aprofundamento em natação, tem coletado dados com o uso do novo sistema, contando com a colaboração dos nadadores Joel Moraes Santos Júnior e Michele Lenhardt, da equipe principal da UNISANTA.

Joel, que também responde pela cadeira de natação da Fefesp e direção técnica da equipe infantil da UNISANTA, acredita que “o Velacqua será de extrema validade para o favorecimento do treinamento individualizado dos atletas, bem como para a produção de pesquisa acadêmica na Universidade e criação de um banco de dados capaz de dar um grande impulso à ciência do esporte aplicada à natação”.

O Sistema de Medição de Velocidade em Tempo Real para Nadadores, o Velacqua, é desenvolvido pela IT&D (Informação, Tecnologia & Desenvolvimento), empresa vinculada à Incubadora de Empresa e coordenada pelo engenheiro Humberto de Souza.