Transformar óleo de fritura, de girassol, de mamona e outros produtos vegetais em óleo combustível é o objetivo de pesquisas que estão sendo realizadas no Laboratório Multidisciplinar de Operações Unitárias da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a cargo do coordenador do Curso de Engenharia Química, Luís Renato Lia, e do coordenador daquele laboratório, Deovaldo de Moraes Jr.

Além dos estudos acadêmicos, os professores estão orientando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) a respeito.

A notícia foi dada na manhã desta quarta-feira (30), durante reunião da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade, realizada naquele laboratório. As vantagens do biodiesel, reconhecido mundialmente como uma fonte energética valiosa, pois não polui e é mais barata, foram ressaltadas pelo professor Lia.

O Laboratório da UNISANTA é referência nacional, procurado por instituições de ensino públicas e particulares que, por recomendação do MEC, encomendaram diversos módulos educativos ali produzidos.

É nesse Laboratório, que tem o nome de Professor Oswaldo Bonfanti, que está sendo realizado o primeiro Curso Lato Sensu da Região em Engenharia de Petróleo e Gás, iniciado em março de 2006.

O professor Deovaldo fez uma demonstração de alguns dos módulos educativos, utilizados em aulas práticas a alunos de diversos níveis: da graduação, desde o primeiro ano de Engenharia, a alunos de escolas públicas que visitam o Laboratório e até os que fazem mestrado e doutorado em universidades públicas, orientados pelo professor Moraes.