Os membros da CPA, representando os principais departamentos a UNISANTA, reúnem-se periodicamente para sugerir melhorias ao Campus, em benefício do ensino, das pesquisas e das condições de trabalho.

Algumas dessas conquistas, como a melhor sinalização do Campus e o sistema de acesso eletrônico (catracas), já em vigor, são algumas das providências discutidas preliminarmente com esse fórum de discussão e mobilização permanente.

A Universidade Santa Cecília, cumprindo determinações da Lei 10.861/04, constituiu e cadastrou junto ao INEP a CPA, com a função de coordenar e articular seu processo interno de avaliação.

“A proposta é envolver toda a comunidade na produção de um refinado conhecimento e juízo de valor, capaz de sinalizar uma intervenção qualitativa nas relações de trabalho da rotina universitária”, afirma o presidente da CPA, engenheiro Antonio de Salles Penteado.

“Trata-se de um processo duradouro, estabelecido entre a organização institucional e a produção e difusão do conhecimento, numa perspectiva de maior democratização do saber e da cultura”.

Anualmente, são avaliados os cursos, coordenadores e professores. Após a divulgação e análise dos resultados, são realizadas reuniões que buscam criar medidas para a minimização e solução dos problemas detectados.

A criação do SINAES – Sistema de Avaliação da Educação Superior, pelo MEC, inseriu nova sistemática de avaliação nas Instituições de Ensino Superior, fundamentada nos seguintes itens: necessidade de promover a melhoria da qualidade do ensino superior; orientar a expansão da oferta dos cursos de graduação; aumentar a eficácia institucional, a efetividade acadêmica e social e aprofundar compromissos e ações de responsabilidade social

As universidades são avaliadas pelo MEC, pela comunidade externa e interna e pelo Exame Nacional de Cursos (Enade).