Colaboraram Beatriz Monteiro, Beatriz Rosa e Elaine Brazão

Os soberanos dos Jogos da Unisanta 2016 são Samuel Costa Moraes, da Fisioterapia Unisanta, e Victória Luíza Gomes, da Direito Esamc. Numa acirrada disputa, com 60 candidatos representantes de 30 faculdades da região, os vencedores vibraram muito com  a decisão do corpo de jurados, na noite desta segunda-feira (2).

A eleição dos mais belos universitários e a apresentação da Banda Sambabem e do cantor Mumuzinho foram os pontos altos da cerimônia de abertura da 33ª edição dos Jogos da Unisanta, maior evento esportivo universitário do estado de São Paulo. Os jogadores do Santos FC, Elano, Gabigol e Lucas Crispim, também abrilhantaram a noite.

Outro show veio das arquibancadas. As torcidas lotaram o Ginásio Poliesportivo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), dando uma amostra do que acontecerá durante as três semanas de jogos.

O novo rei estava muito feliz com o resultado, depois de alguns anos de disputa. “É uma felicidade inexplicável levar o título. Já tinha participado antes e não tinha conseguido, e agora eu ganhei o concurso justamente no meu penúltimo ano de faculdade. Faz dois anos que desfilei e na época terminei em terceiro lugar”.

Samuel revelou que sua faculdade até fez uma eleição interna para a escolha do seu representante, mas ele não passou por essa etapa, foi convocado pelos colegas.

O estudante se preparou para o desfile com o apoio de um personal. “Agradeço ao Álamo Kalil, que fez um trabalho excelente comigo dentro de um mês e hoje estou aqui, super feliz”, declarou.

A rainha Vitória também teve muitos motivos para festejar. “Eu ainda não estou acreditando, porque concorri com 30 meninas maravilhosas, numa faculdade que não é a minha, sem muita torcida e mesmo assim consegui levar o título. Estou muito feliz”.

Quanto à preparação, a futura advogada (em 2015 a vencedora também foi da Direito Esamc) comentou:  “a gente sempre tem uma preparação. Tem que cuidar mais do corpo, da pele, do cabelo… mas eu acredito que tem que chegar mesmo na hora e mostrar o seu eu verdadeiro, que acaba dando tudo certo”.

Vitória fez questão de agradecer aos colegas de sua faculdade e da atlética, que a elegeu. “Sou muito grata a cada um deles”.

Juramento do atleta – Sob o comando do locutor Zerri Torquato, da Rádio Santa Cecília FM, o evento foi aberto com o desfile das delegações. Após o hino nacional, a nadadora Gabrille Roncatto, aluna de Direito da Unisanta e que integrará o revezamento brasileiro nos 4x200m livre nas Olimpíadas Rio 2016, conduziu o juramento do atleta.

Depois do desfile dos candidatos e candidatas com o uniforme da atlética e traje de banho, momento que sempre levanta as torcidas, o público conferiu a apresentação de dança dos alunos da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta (Fefesp), que mostraram talento e criatividade.

Organização – Segundo Marcelo Teixeira, pró-reitor administrativo da Unisanta, a expectativa para os jogos é grande. “Partindo do número de participantes já é uma expectativa muito positiva pois este ano temos o maior número de atletas. Isso contribui para a melhora do nível técnico da competição e o envolvimento dos estudantes, que sempre lotam os ginásios e fazem uma participação brilhante”.

De acordo com Teixeira, além da celebração, o momento é de ajudar ao próximo, pois o evento arrecada alimentos para doação às instituições benemerentes da cidade. “Arrecadamos alimentos através da abertura e ao longo da competição, pelo trabalho dos diretores das atléticas”.

“Geralmente são tão raras as competições voltadas ao esporte universitário, que os alunos se prepararam com muito entusiasmo”. O pró-reitor finaliza dizendo “isso tudo faz parte de um processo no qual o principal objetivo é atrair o estudante para fazer uma grande festa do esporte entre universidades da região”.

Vencedores do concurso Rei e Rainha dos Jogos da Unisanta 2016

Rei

Rei – Samuel Wellington Costa Moraes – Fisioterapia Unisanta

2º lugar – Gustavo de Abreu Freixo – Educação Física Unaerp

3º lugar – Diego Rizzo – Eng. Petróleo USP

Mister Simpatia – Lucas Luna – Biologia Unisanta

Rainha

Rainha – Victória Luiza Gomes – Direito Esamc

2º lugar – Mayra Dante – Educação Física Unisanta / Fefesp

3º lugar – Renata  Panzemboeck – Educação Física Unaerp

Miss Simpatia – Natalie Garcia – FaAC Unisanta

Modalidades – Neste ano, serão disputadas as seguintes modalidades, a partir do dia 3/5: basquetebol, caratê, futevôlei, futebol society, futsal, handebol, judô, natação, tamboréu, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. Os Jogos se prolongarão até dia 19/5.

Estão inscritas: Unisanta – Administração, Arquitetura, Biologia Marinha, Direito, Educação Física, Engenharia, FaAC, Fisioterapia, Odontologia e Sistemas de Informação; ESAMC – Administração, Comunicação, Direito e Engenharia; Unibr – Administração e Educação Física; Unisantos – Direito; da Unimes – Educação Física, Medicina e Medicina Veterinária; FPG – Educação Física; Unaerp – Educação Física; Unifesp – Educação Física e Engenharia; USP – Engenharia de Petróleo; Unip – Engenharia; Don Domênico – Faculdade de Ciências e Letras;Fatec – Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista; Unilus – Medicina Santos e Unimonte – Medicina Veterinária.