Slide

O primeiro dia de provas do Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação começou eletrizante para a equipe da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Na última prova da etapa, o revezamento 4x100m livre, o time de Santos contou com a estreia do nadador Felipe Ribeiro, que fez toda a diferença no resultado da prova.

Felipe foi o último a cair na água e conquistou a medalha de prata recuperando o tempo da equipe, também formada pelos atletas Matheus Wander, Marcelo Luiz Bitencourt e Leonardo Azevedo Ruiz, para 3m32s15. Em primeiro lugar chegou a equipe do Pinheiros, com a marca de 3m31s89 e, em terceiro, os atletas do Fluminense, com 3m32s43.

Com disputas até o próximo sábado, 29/11, o Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação – XXIII Troféu Carlos Campos Sobrinho trouxe mais de 500 atletas, de 109 clubes, vindos de 21 estados brasileiros para o Parque Aquático Unisanta.
Após a abertura oficial, foram disputadas dez finais nas categorias juvenil 1 (15 anos) e juvenil 2 (16 anos), no masculino e feminino, das provas 100m costas, 800m livre, 1500m livre e o revezamento 4X100m livre.

O campeonato também é seletiva para o V Mundial Junior, em Cingapura, de 1 a 6 de setembro de 2015. A competição na Ásia contará com nadadores nascidos de 1997 a 2000 e nadadoras de 98 a 2001. As provas na Unisanta ainda servem de seletiva para o Sul-Americano Juvenil, de 15 a 20 de abril de 2015, na Bolívia.

Destaque santista – A grande expectativa da equipe santista está nas provas disputadas a partir desta quinta-feira, 27/11, pelo atleta Felipe Ribeiro, que além de ter a vantagem de competir em casa e ter a torcida ao seu lado, com apenas 16 anos já conquistou títulos de gente grande, entre eles o Prêmio Brasil Olímpico de 2012.

Ribeiro teve participação destacada no último Campeonato Paulista Juvenil de Verão, realizado nos dias 15 e 16/11, em Limeira/SP. O atleta da Unisanta e aluno do Colégio Santa Cecília conquistou quatro medalhas de ouro (50, 100 e 200m livre, além dos 100m borboleta). O jovem talento venceu todas as provas individuais que participou (100% de aproveitamento) e ainda ficou com o melhor índice técnico do Campeonato e a segunda colocação no troféu eficiência – Juvenil 2, masculino.

No Brasileiro, Felipe Ribeiro participa justamente dessas quatro provas, com finais a partir das 17 horas:

Quinta-feira (27) – 200m livre (prova 14) e 100m borboleta (prova 22)
Sexta-feira (28) – 100m livre (prova 32)
Sábado (29) – 50m livre (prova 45)

Além de Felipe, participam também pela Unisanta os atletas Laura Gonçalves, Leonardo Monteiro, Paulo Ignácio, Vinicius Marques, Lucas da Silva, Matheus Alcântara, Marcelo Bittencourt, Luisa Generoso, Leonardo Ruiz, Karoline Manhani, Beatriz Oliveira, Marcelo Melo, Matheus Wander Haagen, Breno Galvão, João Gramani, Amra Kassem e Kaue Maucaulay.

Nesta quinta-feira, 27/11, acontece a 2ª etapa do campeonato com 18 provas pela manhã e as finais também pela tarde. Na sexta-feira (28), ocorrerá a 3ª etapa, com 13 provas pela manhã e as finais pela tarde, enquanto no sábado (29), a quarta etapa contará com 18 provas pela manhã e as finais no período seguinte.

1ª Clínica Internacional de Natação – Pela primeira vez na América Latina, a Associação Mundial de Treinadores de Natação – American Swimming Coaches Association (ASCA) fará uma Clínica para profissionais e estudantes de Educação Física, a ser realizada na Unisanta, nos dias 28, 29 e 30 de novembro. A Clínica será realizada paralelamente ao XXIII Campeonato Juvenil de Natação.

O evento, que terá a participação de treinadores vindos dos Estados Unidos, além de brasileiros, destina-se a preparar técnicos para nadadores do nível 1, ou básico. Os inscritos terão aulas de técnicas de estilo, treinamento, fisiologia e gestão, entre outros temas. A programação tem início dia 28 (sexta), às 14h, com a palestra O melhor da ASCA 2014 nos EUA, a cargo de Djan Madruga. Leia mais.

XXIII Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação – XXIII TROFÉU CARLOS CAMPOS SOBRINHO, a ser realizado no Parque Aquático da UNISANTA, na cidade de Santos/SP, piscina de 50 metros, no período de 26 a 29 de novembro de 2014.

Confira alguns momentos pelas lentes do fotógrafo Ivan Storti: