A exemplo de vários alunos e ex-alunos do curso, Lucas Pereira Diogo, da Faculdade de Engenharia de Computação, estagia, desde dezembro do ano passado, na multinacional IBM. Considerada uma das maiores fornecedoras de soluções de TI do mundo, a empresa atua em diversas áreas, indo de consultoria à serviços de infraestrutura, passando ainda por fabricação e venda de hardware e software para computadores.

Estagiário na área de Business Operations, Lucas é responsável pela geração de relatórios de todos os times da área de suporte de sua área. “Consulto todas as métricas que são necessárias para formalizar um relatório, que serve de base para todos os gerentes se informarem sobre o que acontece com suas equipes – como, por exemplo, os níveis de satisfação de cada cliente”, explica.

Para ingressar na multinacional, o aluno de Engenharia de Computação, que ficou sabendo da oportunidade através de duas outras acadêmicas do curso, passou por diversas etapas, iniciando pela inscrição no site da IBM. Após a seleção e aprovação de seu currículo, Lucas passou por avaliações de raciocínio lógico e inglês avançado e, a seguir, foi contatado pelo setor de Recursos Humanos para uma entrevista presencial. “Nesta etapa, realizei uma nova prova de inglês com 65 questões e respondi a um e-mail em inglês antes de um bate-papo com meu atual gerente, em dois idiomas”, relata.

Aos estudantes em busca de boas oportunidades no sempre concorrido mercado de trabalho, Lucas sugere que desenvolvam seu inglês e, se puderem, um terceiro idioma: “Saber inglês, hoje, é básico. Além disso, é importante se manter atualizado sobre todas as novas tecnologias”, aconselha o estudante, que acha que a faculdade mostra os possíveis caminhos que podem ser seguidos por um engenheiro. “Eu, por exemplo, me identifiquei com a área de banco de dados e precisarei me focar nisso para meu futuro na IBM”, revela.