A Faculdade de Educação Física da Unisanta (Fefesp) atenderá, em 2010, cerca de mil alunos de escolas públicas de Praia Grande, conforme convênio assinado dia 19/11, com a prefeitura local e o Instituto Social de Educação Esportiva (ISEE).
Estavam presentes o Secretário de Juventude, Esporte e Lazer e a Secretária de Educação do município, José Carlos de Souza e Maura Lígia Costa Russo, e o diretor-presidente do Instituto Social de Educação Esportiva, Álvaro dos Reis Pacheco.
As dras. Lúcia Teixeira Furlani e Sílvia Teixeira Penteado, diretora-presidente e reitora da Unisanta, destacaram a inclusão social com o esporte pretendida pela Unisanta, o Instituto e a prefeitura de Praia Grande.
Em Praia Grande,a Unisanta já presta serviços nas áreas de Odontologia e Fisioterapia. Conforme o convênio, professores e alunos da Fefesp atuarão em quatro pólos (ginásios), com aulas e atividades para mil alunos das redes públicas, de 8 a 17 anos, de basquete, handebol, vôlei e futebol.
O ISEE pretende atingir, nos próximos anos, cerca de 20 mil jovens só na Praia Grande, segundo projeta Oswaldo Pinheiro, diretor da entidade.
O Instituto foi criado em 2006 por dois ex-atletas de basquete da Universidade: Álvaro dos Reis Pacheco, presidente da entidade, Isaías de Souza, formado pela Fefesp, e mais um grupo que mobiliza forças em diversas cidades. O objetivo é utilizar o esporte como alavanca do desenvolvimento humano, integrando os jovens e crianças na sociedade.
Essa preocupação já é tradicional na Universidade, lembrou Lucia Teixeira Furlani.
A Fepesp registrou, em 2009, mil atendimentos gratuitos com jovens e crianças de creches e escolas públicas da Baixada Santista. Foram beneficiados 40 mil funcionários do Hospital Ana Costa, com ginástica laboral, informou a reitora.
Todo esse trabalho resulta em benefícios também para os universitários da Fefesp, pois eles serão contratados como estagiários remunerados.