Alunas do 4º ano do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Bianca Marchetti e Mary Hellen Botelho, fizeram um trabalho como freelancer para a Revista Veja Litoral Paulista – Guia Gastronômico.

Após um contato telefônico com o editor da Revista Veja Litoral Paulista, Miguel Icassati, para fazer um trabalho da disciplina Crítica à Mídia, as alunas tiveram a oportunidade de mandar seus currículos para a empresa. “Quando ligamos para fazer a atividade, comentamos com ele sobre o tema do nosso Trabalho de Conclusão de Curso, que é um site sobre gastronomia. Ele se interessou e mandamos um currículo junto com um texto sobre nosso TCC, e três meses depois, ele nos chamou para uma entrevista”, explica Mary Hellen.Depois de muitos contatos telefônicos, as alunas foram contratadas como colaboradoras do Guia Gastronômico, por dois meses.

De nove contratados no litoral, as estudantes são as únicas que ainda não se formaram. Apenas com o contato via internet com seus editores, Mary Hellen cobriu as cidades da Santos e São Vicente, na categoria “comidinhas” e Bianca cobriu as cidades de Peruíbe, Itanhaém, Praia Grande, e Mongaguá, na categoria “comidinhas e restaurantes”.

Cada repórter tinha um roteiro dos lugares que iam cobrir, alem de ter que acrescentar outros estabelecimentos a sua escolha. Uma das regras da revista foi não aceitar nenhuma cortesia dos estabelecimentos, para não criar vínculos pessoais, e assim ser o mais imparcial possível.

Para Mary Hellen a experiência foi muito importante. “Participar do Guia foi muito bom. A experiência foi ótima para o desenvolvimento do meu TCC e para o meu currículo, já que estamos iniciando no mercado de trabalho”.

Segundo Bianca, os editores foram muito atenciosos. “Eles foram muito bons. O nosso trabalho era cobrado sim, mas para tudo o que precisávamos, eles deram suporte. Todos os nosso emails foram respondidos e eles nos auxiliaram bastante”.

“Nesse tipo de trabalho, você acaba aprendendo na raça o que é o verdadeiro trabalho de repórter”, finaliza a estudante.

Trabalho de Conclusão de Curso – O site “Sabor Litoral” tem como base a culinária caiçara e os produtos que não são caiçaras, mas que marcam a região, como o café. As alunas escolheram esse tema porque não acharam materiais que falassem sobre culinária caiçara, apenas sobre a sua cultura. O formato de site foi escolhido pelo fácil acesso do público.