Realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro, o I Encontro Paulista de Biodiversidade, promovido pelo Governo do Estado, contou com a participação de diversas ONGs, empresas, estudantes universitários e representantes de setores da sociedade civil e do poder público. Os alunos de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta), responsáveis pelo Instituto EcoFaxina, estiveram entre os participantes.
Foram três dias de palestras e debates, com muitas idéias e informações sobre recuperação e conservação da Mata Atlântica, com foco no reflorestamento de matas ciliares em áreas rurais.
Ao todo foram selecionados 20 projetos para exposição, sendo o EcoFaxina/Unisanta o único sobre manguezais, com a exposição do Projeto de Recuperação e Conservação do Estuário de Santos, desenvolvido com o apoio da Unisanta.
Na opinião dos alunos, “a região de Santos está interligada com o setor de agropecuária, tendo em vista a importância do porto no escoamento e importação de insumos como grãos, fertilizantes sólidos, pesticidas e matérias-primas. O grupo considerou ainda que “as florestas de mangue também formam uma espécie de mata ciliar de extrema importância para a proteção das margens estuarinas, controle contra o assoreamento e a poluição e como fator condicionante para a manutenção da biodiversidade local.”