Profissionais e atletas da cidade de Itanhém serão beneficiados com o convênio de cooperação técnica assinado na manhã desta quinta-feira (26), entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a prefeitura do município. A parceria prevê trabalhos de capacitação com os técnicos da Unisanta aos profissionais de Itanhaém, visando ao aperfeiçoamento e treinamento das diversas equipes dos centros comunitários da cidade, bem como estágios de alunos dos diversos cursos da instituição.

“Temos diversos atletas que se deslocam para a cidade de Santos para os seus estudos e para a prática esportiva, afirmou o prefeito Marco Aurélio Gomes dos Santos.  Temos um Complexo Harry Forssell, que é um dos melhores da região Metropolitana da Baixada Santista, e surgiu a ideia de capacitar os nossos profissionais e fazer um intercâmbio dos atletas que se destacarem junto aos trabalhos já desenvolvidos com muita perfeição pela Unisanta.

“Essa aproximação vai mostrar que, com muito estudo, trabalho e dedicação,  essa distância é muito pequena””, completou o prefeito.

Para Marcelo Teixeira, o trabalho desenvolvido por professores e alunos do Santa Cecília,  interna e externamente, poderá auxiliar na capacitação dos profissionais de Itanhaém. “Levaremos nossos técnicos para o desenvolvimento das atividades nos centros esportivos, comunitários e dependências da cidade, assim como traremos professores e alunos que estão desenvolvendo atividades de destaque para participar de competições internas e de federados. A finalidade é revelar e atrair mais atletas para a natação e o esporte, e, principalmente, a formação de novos cidadãos com o desenvolvimento de atividades acadêmicas e esportivas”.

Para a coordenadora de Natação da Unisanta, Profª Rosa do Carmo José, um dos objetivos da parceria é motivar as crianças que ainda não descobriram a natação. “Temos um planejamento bem interessante e a intenção de levarmos a nossa equipe para que as crianças possam ver verem o quanto é bacana, bom e saudável o esporte. A ideia é não só de fomentarmos a natação, mas também fazer surgir a modalidade  na região e capacitar nosso alunos, muitos deles moradores de Itanhaém, como novos profissionais que estarão no mercado de trabalho brevemente”.

O convênio foi assinado em solenidade realizada na Sala de Atos da Instituição. Na oportunidade, também estiveram presentes a reitora da Unisanta, Profª Drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado; a presidente, Profª Drª Lúcia Teixeira; o assessor da Pró-Reitoria Administrativa, Marcelo Teixeira Filho, além de diretores e coordenadores da instituição. Pela cidade de Itanhaém, participaram da reunião o prefeito Marco Aurélio Gomes dos Santos; o vereador Alder Ferreira Valadão; o procurador do município, José Eduardo Fernandes e o secretário de governo, André Caldas.