Poliana lidera o ranking mundial da competição, com 38 pontos

slideA atual campeã mundial de Maratonas Aquáticas, Poliana Okimoto, atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), mergulha no mar da cidade de Setúbal, em Portugal, neste sábado (28), palco da disputa da terceira etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas da FINA (10 Km). A prova acontece às 12 horas (horário de Brasília).

Na segunda etapa, disputada no mês de abril, em Cancun, no México, Poliana ficou com a prata (2h12m38) e não subiu ao lugar mais alto do pódio por uma diferença de um segundo. O ouro foi para a italiana Martina Grimaldi, que terminou os dez quilômetros da prova com o tempo de 2h12m37.

Além de Martina, a prova de Cancun reuniu medalhistas mundiais como Angela Maurer (ALE), Thomas Lurz (ALE), Christian Reichert (ALE), Charles Peterson (EUA), Alexander Meyer (EUA) e Richard Wenberger, e as medalhistas pan-americanas Eva Fabian (EUA) e Christina Jennings (EUA), entre outros.

Ao terminar a prova de Cancun, Poliana comentou:
“Estou muito contente porque a prova foi muito complicada, a mais difícil da minha vida. Como venho da piscina, tenho muita dificuldade em nadar quando o mar está com marolas. Havia muitas. Mas, mesmo assim, superei bem as adversidades e consegui me manter junto com as líderes durante toda a prova. Briguei pelas primeiras posições até o fim e cheguei a dar um sprint final que poderia ter me dado o título. Infelizmente, nos últimos metros veio uma onda forte e embolou todo mundo, beneficiando um pouco as outras meninas, mas não posso ficar chateada com o segundo lugar. Estou muito contente porque as dificuldades foram grandes e nos apresentamos muito bem”, disse Poliana.
Na primeira etapa, em Viedma, na Argentina, Poliana foi a campeã da prova.

Etapas da Copa do Mundo 10km 2014
3ª – Setúbal – Portugal – 28 de junho
4ª – Lac St Jean – Canadá – 24 de julho
5ª – Lac Magog – Canadá – 31 de julho
6ª – Lac Megantic – Canadá – 9 de agosto
7ª – Hangzhou – China – 12 de outubro
8ª – Hong Kong – 18 de outubro