O projeto de estudantes e professores do Escritório Modelo de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unisanta para a restauração do Complexo Santuário do Valongo foi destaque em matéria publicada no jornal A Tribuna da última quinta-feira (26).

Além da recuperação do imóvel de 350 metros quadrados, os profissionais querem transformar as ruínas do espaço em salão para festas de casamentos realizadas no santuário. “Durante o dia, o local funcionará como um restaurante e também terá uma função social, com a criação de cursos de capacitação”, explicou o arquiteto e docente da Unisanta, Ricardo Andalafh à reportagem.

O arquiteto é um dos maiores especialistas da Baixada Santista em recuperação arquitetônica de fachadas. Como aluno do mestrado em Ecologia da Unisanta, desenvolve uma dissertação inédita com o estudo da vegetação que ataca a fachadas de edifícios antigos e históricos do município de Santos.

O coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Unisanta, Prof. Nelson Gonçalves, também foi fonte da matéria. De acordo com o Gonçalves serão utilizados “procedimentos modernos, sem descaracterizar o patrimônio”.

Ainda segundo a matéria, os trabalhos estão na fase do diagnóstico de problemas em toda a infraestrutura.

Leia a matéria na íntegra: