Desde a última quarta-feira (25/6), a descoberta de duas novas espécies de bagre por pesquisadores do Laboratório de Peixes Continentais (Lapec) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) é destaque na mídia. A edição do Jornal A Tribuna, o portal G1 Santos e UOL noticiaram a descoberta.

Rineloricaria sp. e Pimelodella sp. sãoos gêneros científicos das espécies encontradas em coletas feitas nos rios Cubatão e Quilombo, em Cubatão e Santos, respectivamente. As pesquisas revelaram que a ausência de placas ósseas no abdômen da Rineloricaria sp. distingue o peixe das outras espécies do gênero. E a Pimelodella sp. apresenta coloração diferente, com aparência arroxeada, e barbilhão (filamento no canto da boca do peixe) mais curto.

Além dos dois novos tipos de bagre, ainda foram registradas ocorrências do peixe “cambeva” (Listrura camposi), espécie ameaçada de extinção e conhecida, até então, apenas no Rio Juquiá, no Vale do Ribeira; e do peixe-charuto (Apareiodon sp.), na Baixada Santista. De acordo com os pesquisadores, não há relatos anteriores da captura desse peixe em rios costeiros, entre os estados do Rio Grande do Sul e Bahia.

Confira as matérias:

G1 Santos

UOL

A Tribuna

A Tribuna