Foto: Satiro Sodré

O segundo dia de finais do Troféu José Finkel foi um prato cheio de ouros para a equipe de natação da Unisanta. No total, foram seis medalhas, sendo cinco de ouro e uma de bronze, além de um recorde da competição quebrado. As disputas seguem até dia 4 de novembro no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

Nos 200m medley, Gabi Roncatto conquistou a primeira medalha ceciliana da noite (2m15s14), Naná Almeida que também participou da final ficou em quinto lugar.

Nos 1500m livre, Guilherme Cachorrão estabeleceu novo recorde para o campeonato (15m12s53), e conquistou mais uma medalha de ouro para a Unisanta. Após nova conquista, o nadador reiterou o foco na prova dos 200m.

“Apesar de eu não estar me sentindo bem na água, hoje foi uma prova bem melhor. O foco agora é nos 200m livre na sexta-feira. Quero muito me classificar nessa prova para o mundial e quem sabe nas Olímpiadas”, comentou.

Após alcançar o índice necessário para o Mundial de Doha 2024 no primeiro dia de competição, a ceciliana Mafe Costa conquistou o primeiro lugar nos 200m borboleta com 2m12s76. Na mesma prova, Maria Amália Verzola ficou em oitavo lugar.

A etapa masculina foi decidida nos últimos segundos, com o ceciliano Léo de Deus garantindo o ouro (1m57s61). Finalista olímpico nos 200m borboleta nas Olímpiadas 2020, o veterano comentou sobre sua performance.

“Estou tendo que começar a me adaptar. Lembro de quando eu era mais jovem e toda hora estava nadando. Agora, tenho que ser mais inteligente na divisão de provas e na recuperação. Foi um ano de muitas competições e bem cansativo, mas agora tenho que me preparar para fazer bonito e buscar mais uma final olímpica”, destacou.

Gabriel Ogawa, que disputou a final A dos 200m medley, encerrou na sexta posição.

REVEZAMENTOS GARANTEM PÓDIOS

No revezamento 4x200m livre, as meninas super-poderosas Maria Paula Heitmann, Gabi Roncatto, Bia Dizotti e Mafe Costa conquistaram mais um ouro (8m10s56) em provas de grupo. Na etapa masculina, a equipe formada por Felipe Ribeiro, Léo de Deus, Gabriel Ogawa e André Pereira ficaram em terceiro lugar, após desclassificação do Sesi-SP.

Ao final do segundo dia de disputas, a Unisanta ocupa a segunda colocação, com 727 pontos. Em primeiro lugar está o Pinheiros, com 908 pontos.

A equipe ceciliana volta para o terceiro dia de provas classificatórias nesta quinta-feira (dia 2), a partir das 9h, horário de Brasília. As eliminatórias e finais são transmitidas no Youtube Swim Channel.

Troféu José Finkel – Essa é a 50ª edição da competição, que começou em 1972 e se tornou um dos maiores eventos da modalidade no Brasil. Na última edição, realizada em 2022, a Unisanta ficou com a terceira colocação, somando 1.318 pontos, além de levar o Troféu Eficiência, premiado ao nadador que somou a maior pontuação para seu clube, com Guilherme Costa, que acumulou 200 pontos ao longo da competição.

A Unisanta tem o patrocínio da Copersucar e do Brasil Terminal Portuário, Eldorado Brasil, T-Grão, BTG Pactual, Alfa, XP, Banco Safra e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.

Confira os medalhistas:

Ouro – Gabi Roncatto – 200m Medley feminino
Ouro – Guilherme Cachorrão – 1500m Livre masculino
Ouro – Mafe Costa – 200m Borboleta feminino
Ouro – Léo de Deus – 200m Borboleta masculino
Ouro – Maria Paula Heitmann, Gabi Roncatto, Bia Dizotti (substituindo Naná Almeida devido a condições médicas) e Mafe Costa – Revezamento 4x200m Livre feminino
Bronze – Léo de Deus, André Pereira, Felipe Ribeiro e Gabriel Ogawa – Revezamento 4x200m Livre masculino