O primeiro dia de finais do Troféu José Finkel foi de grandes conquistas para a equipe de natação da Unisanta. No total, foram seis medalhas, sendo quatro ouros e duas pratas, dois índices para o Mundial de Doha 2024 e dois recordes da competição quebrados. As disputas seguem até dia 4 de novembro no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

As primeiras medalhas cecilianas vieram da dobradinha entre Mafe Costa e Gabi Roncatto, nos 400m livre. Mafe quebrou o recorde do campeonato ao terminar em 4m09s11, conquistando o ouro, já Gabi garantiu o segundo lugar (4m09s44). As duas nadadoras conseguiram o tempo abaixo do índice e se classificaram para o Mundial.

Na etapa masculina, Guilherme Cachorrão garantiu o ouro e também quebrou o recorde do campeonato (3m48s31), porém, não conseguiu o índice necessário para o Mundial. Segundo o nadador, o atual foco é na prova dos 200m.

“Meu principal objetivo é o 200m livre. É lá que tenho que estar pronto, porque é uma das poucas oportunidades que eu tenho de fazer o índice da Olimpíada. Sexta-feira vou estar diferente, e vai ser um prova muito melhor do que foi hoje”, comentou.

O ceciliano Henrique Borges disputou a final dos 100m peito e ficou em quinto lugar com 1m01s94. Nos 100m borboleta, a nadadora Daynara de Paula fez 1m00s06 para conquistar o segundo lugar. Na categoria masculina, Gabriel Ogawa garantiu o quinto lugar, com 53s09.

Os 50m costas foi a última prova individual das Finais A. Com incríveis 24s81, o ceciliano Guilherme Basseto conquistou o ouro. “Fiquei bem preocupado de perder muito tempo, mas foi o suficiente. Campeão brasileiro mais uma vez. Obrigado pela torcida da Unisanta”, destacou Basseto. Outro nadador que disputava a mesma prova, Léo Guedes, ficou em oitavo lugar.

Revezamento brilhou
Com 3m43s96, a equipe de revezamento 4x100m livre feminino, formado pelas meninas super-poderosas Mafe Costa, Naná Almeida, Gabi Roncatto e Daynara de Paula conquistou o ouro nos últimos segundos, após performance impecável de Daynara, que fechou a prova.

“Foi muito emocionante. Eu sabia que a minha equipe era muito forte. As meninas são ótimas nadadoras, e eu pensei: vou atrás do meu ouro aqui. Esses pontos são muito importantes para o meu time, e muito obrigado para as meninas que facilitaram o caminho”, destacou a veterana Daynara. Já a equipe masculina alcançou o quarto lugar ao fazer 3m17s46.

Ao final do primeiro dia de disputas, a Unisanta ocupa a terceira colocação, com 405 pontos.

A equipe ceciliana volta para o segundo dia de provas classificatórias nesta quarta-feira (dia 1), a partir das 9h, horário de Brasília. As eliminatórias e finais são transmitidas no Youtube Swim Channel.

Troféu José Finkel – Essa é a 50ª edição da competição, que começou em 1972 e se tornou um dos maiores eventos da modalidade no Brasil. Na última edição, realizada em 2022, a Unisanta ficou com a terceira colocação, somando 1.318 pontos, além de levar o Troféu Eficiência, premiado ao nadador que somou a maior pontuação para seu clube, com Guilherme Costa, que acumulou 200 pontos ao longo da competição.

A Unisanta tem o patrocínio da Copersucar e do Brasil Terminal Portuário, Eldorado Brasil, T-Grão, BTG Pactual, Alfa, XP, Banco Safra e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.

Confira os medalhistas:
Ouro – Mafe Costa – 400m Livre feminino
Ouro – Guilherme Cachorrão – 400m Livre masculino
Ouro – Guilherme Basseto – 50m Costas masculino
Ouro – Mafe Costa, Naná Almeida, Gabi Roncatto e Daynara de Paula – Revezamento 4x100m Livre feminino
Prata – Gabi Roncatto – 400m Livre feminino
Prata – Daynara de Paula – 100m Borboleta feminino