Natação Unisanta anuncia reforços para a temporada 2022

756

A equipe de Natação da Universidade Santa Cecília – Unisanta inicia 2022 com a contratação de vários atletas de ponta. Além de renovar os contratos com a campeã olímpica de Maratonas Aquáticas de Tóquio 2020 e pentacampeã mundial, Ana Marcela Cunha; com o finalista olímpico em Tóquio 2020, Léo de Deus, e com o tricampeão mundial em piscina curta, Nicholas Santos, a Universidade integra em sua equipe outros nadadores de destaque.

“As novas contratações visam reforçar o time da Unisanta nesta nova fase, buscando figurar entre as três melhores equipes do Brasil, se manter como a melhor universidade e contribuir para o desenvolvimento de novos talentos para compor a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024”, explica a gestora de Esportes da Unisanta, Maressa Nogueira.

Sobre a contratação de reforços, o presidente do Conselho de Administração da Universidade Santa Cecília, Dr. Marcelo Teixeira, comentou: “Na verdade, é uma sequência de planejamento de trabalho no esporte, onde temos modalidades que são nitidamente direcionadas para iniciantes, para o surgimento de revelações, e modalidades de competição, como é o caso da natação, carro-chefe da instituição, que tem feito um trabalho voltado não só para revelações, mas também para a representação nacional, em termos de competições nacionais e internacionais”.

Teixeira ainda complementou: “Temos novidades, desde o comando da coordenação do Departamento de Esportes. Trouxemos uma ‘prata da casa’, uma atleta e ex-aluna da Fefesp, profa. Maressa, que fará a gestão de esporte neste novo ciclo olímpico, em que nós mantivemos a base da equipe, que está entre as três melhores do Brasil, e a reforçamos, tendo como base a filosofia ‘do esporte à educação’, com atletas que serão também alunos da Unisanta, para que, com isso, nós iniciemos este novo ciclo olímpico que culminará nas competições mais importantes”.

O presidente do Conselho de Administração da Unisanta também ressaltou a responsabilidade existente, tanto do lado da instituição, que tem uma missão educacional, quanto do lado dos atletas, revelados pela casa. “Graças a Deus, a universidade tem conseguido fazer um trabalho conjunto, unido neste ideal. Isso resulta no número de campeões brasileiros, recordistas sul-americanos, o maior número do Brasil de atletas inscritos por uma universidade em uma olimpíada. Então isso é, realmente, o resultado de um esforço em que se nota que estamos no caminho certo, não só para títulos, mas para o que mais queremos ver, que são esses atletas longe das drogas, dos vícios e dos outros problemas que afligem a sociedade brasileira. E o esporte é um caminho saudável em que se faz um trabalho voltado para se ter uma luz diante de tudo que é necessário na vida destas pessoas”.

Por fim, Marcelo Teixeira falou sobre a representatividade que as nadadoras Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto possuem na equipe de natação da Unisanta. “(Elas) são espelhos, referências, e, ao mesmo tempo, são as duas únicas medalhistas olímpicas da natação feminina brasileira, e isso inspira a instituição a inscrever mais uma vez esses atletas nas Olimpíadas e, principalmente, inspira os atletas a representar bem a Unisanta e o Brasil e, se possível trazer mais medalhas”.

Entre os reforços da Unisanta nesta temporada estão:

Guilherme Costa “Cachorrão”– Retornando à equipe da Unisanta, foi finalista nos 800m livre em Tóquio 2020 e campeão dos 1500m livre no Pan em 2019, além de ser o atual recordista sul-americano dos 400, 800 e 1500m livre.

“Agora posso dizer novamente ‘Orgulho de ser do Santa’. Muito bom poder voltar para a equipe que me abriu as portas lá no início da minha carreira”, afirmou o nadador.

Beatriz Pimentel Dizotti – Nadadora olímpica em Tóquio 2020 e campeã pan-americana júnior em 2021.

Nathalia Siqueira Almeida – Nadadora olímpica em Tóquio 2020.

Maria Paula Heitmann – Campeã pan-americana Júnior 2021.

Guilherme Massê Bassetto – Nadador olímpico em Tóquio 2020, 20º colocado no 100m costas e 14º colocado no 4×100 medley misto nos Jogos.

Brandonn Almeida – Medalhista de bronze no Pan-Americano de Lima, em 2019 e integrante da equipe nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Sabrina Todão – Campeã sul-americana.

Tiago Camargo – Vice-campeão brasileiro e campeão paulista em 2019.

Laura Grossi – Campeão paulista e finalista brasileira conquistando o 4º lugar.

Bianca de Abreu Basso Brandão – Vice-campeã brasileira.

Pratas da casa – Victor Colonese, medalhista de bronze no Pan-Americano de Lima, em 2019, e Luana Nunes, medalhista de bronze sul-americana, em 2019, continuam reforçando a equipe ceciliana em busca de novos títulos.

Equipe Unisanta – Integram a equipe de Natação da Unisanta:

Gestão Esportiva: Maressa Nogueira (direção de esportes) e Rosa do Carlos José (coordenação da natação)

Equipe Técnica: Gerson Pazian e Alexandre Paes como treinador e preparador físico das equipes principal, júnior e juvenil; Jéssica Rodrigues, treinadora da equipe infantil; Yana Cleris, treinadora da equipe petiz e Cláudio Paz, treinador da equipe mirim.