Com a participação de equipe da Cidade, Baixada Santista, ABC e Capital, o Departamento de Natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) realiza neste sábado (16/09), em sua piscina longa (50 metros), nos períodos da manhã e tarde, mais uma edição do tradicional Torneio Roberto Douglas Machado, competição destinada a atletas das categorias mirins I e II (9 e 10 anos) e petizes I e II (11 e 12 anos), federados ou não.

No total serão disputadas 52 provas. As 28 primeiras, a partir das 9 horas e as demais, a partir das 15 horas.Em cada período, serão realizadas oito provas de revezamento. Pela manhã, as de 4×50 metros nado livre, e na parte da tarde, as de 4×50 metros nado medley.

Participam da competição: Clube Internacional de Regatas/Santos (10 atletas); S.C Corinthians Paulista/S.Paulo (58); Raquel Natação/S.Paulo (15); Centro Esportivo Roberto Silva/Guarujá (25); Academia Movimentação/Praia Grande (11); Clube Atlético Juventus/S.Paulo (16); Primeiro de Maio F.C/Santo André (23); Mesc/São Bernardo (41); A Hebraica/S.Paulo (49); Adere/Registro (13) Clube Atlético Paulistano/S.Paulo (14); ProRecord Natação/S.Bernardo do Campo (12); Academia Sema de natação / S.Paulo (6) e UNISANTA/Santos (91).

A competição reverencia a memória do professor Roberto Douglas Machado, primeiro coordenador de esportes da instituição e um dos mais conceituados técnicos de voleibol, dos anos 60, 70 e 80, período no qual dirigiu a então poderosa equipe do Santos FC, ao lado do Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro, potência do voleibol sul-americano.