Luiz Lima, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) participa neste domingo (17/09), a partir das 9h30, da Maratona Aquática Internacional de Belém, no Pará, competição de 10 KM, válida pelo Circuito da Federação Internacional de Natação (Fina), com dotação de US$ 30 mil. Os campeões feminino e masculino levam US$ 6 mil cada.

A Maratona Internacional de Belém terá 24 nadadores (12 mulheres e 12 homens). Pelo Brasil, além de Luiz Lima, estarão presentes Carlos Pavão, Allan do Carmo, Ana Marcela Cunha, Pâmela Engel e Marina Berti.

O maior nome feminino de águas abertas da atualidade, Poliana Okimoto, não participa. Ela se recupera de uma lesão no ouvido (rompimento do tímpano), depois do sucesso no Mundial de Águas Abertas , em Nápoles, na Itália, onde foi vice-campeã nas provas de 5 e 10 kim.

Entre os destaques internacionais, nomes de peso como as alemãs Britta Kamrau e Ângela Maurer, 1ª e 2ª colocadas no ranking internacional, respectivamente; ou ainda o búlgaro Petar Stoychev, o egípcio Mohamed Elzanaty e o francês Stephane Gómez, primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente, do atual ranking masculino da FINA.

No sábado (16/09), haverá uma prova de 5 km, válida pelo Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, liderado por Luiz Lima. Essa será a 10ª etapa do circuito nacional que terá um total de 14 etapas, com encerramento no dia 12 de novembro.