A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), como uma das forças da natação brasileira, marca presença nas duas principais competições internacionais, marcadas para o próximo mês. No 8º. Mundial em Piscina Curta (25 metros) de Xangai, na República Popular da China, de 5 a 9 de abril, a instituição de ensino terá três representantes. Já na Copa Latina a ser realizada em São Paulo, de 28 a 30 de abril, a UNISANTA terá três de seus atletas compondo a seleção brasileira.

Em Xangai, a equipe brasileira terá os seguintes nadadores da UNISANTA: Monique Ferreira , nos 200m livre (1m57s84); Conrado Chede nos 1500 metros nado livre (14m56s00) e Eduardo Fischer, nos 50 metros estilo peito (27s48).

Segundo a Federação Internacional de Natação (FINA), este será o mais concorrido Campeonato Mundial em 25 metros, com 128 nações inscritas. O crescimento das competições em 25 metros se verifica a cada edição do Mundial da FINA. O recorde anterior aconteceu em Indianápolis, em 2004, com 94 países participantes.

O time brasileiro para Xangai é um dos mais fortes na história do país na competição. Serão 20 atletas com índices em 21 provas, sendo que o Brasil também terá equipes de 4x100m livre masculino e 4x200m livre feminino, visto que tem atletas capacitados para integrar essas provas entre os convocados.

Em 2004, o Brasil voltou do Mundial de Indianápolis com cinco medalhas (uma de ouro, uma de prata e três de bronze), 20 finais e 11 semifinais. Entre os medalhistas nos Estados Unidos apenas dois não retornam à competição: Christiano Santos (UNISANTA) e Rafael Mósca. O primeiro fez parte do time 4x100m livre medalha de prata e o segundo, do 4x200m livre medalha de bronze.

Os brasileiros “bateram na trave” por seis vezes no último Mundial, alcançando o quarto lugar na final. Entre eles, Kaio Márcio Almeida, que bateu três recordes sul-americanos e ficou em quarto nos 50 metros estilo borboleta, prova em que é o atual recordista mundial.

COPA LATINA – Já na Copa Latina de natação, a ser desenvolvida em São Paulo, no período de 28 a 30 de abril, representarão a UNISANTA: Amanda Armelau, Isabelle de França Longo e Conrado Chede.

MEETING – Destaque nos campeonatos paulistas e brasileiros de categorias, em 2005, bem como no Interfederativo Infanto-Juvenil, a nadadora da UNISANTA, Isabelle de França Longo, também voltou a ser chamada para integrar a seleção brasileira juvenil que irá ao Multinations Youth Swimming Meet, na Ilha da Madeira, Portugal, nos dias 8 e 9 de abril próximo.

Isabelle, que participou da edição 2005 do Meeting da Ilha da Madeira, conquistou na temporada passada o título de campeã brasileira infantil II dos 200 metros nado livre, além dos vice-campeonatos nacionais da categoria nas provas de 400 e 800 metros nado livre.

Ela teve ainda participação destacada na conquista do pentacampeonato do Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil por parte da seleção Paulista, no tradicional Chico Piscina, em Mococa, Interior de São Paulo.