A participação de nadadores que se destacaram no Campeonato Absoluto de Natação de Medellín, na Colômbia, foi mais um dos inúmeros atrativos da primeira etapa do Torneio Regional de Natação de Juvenil a Sênior, na manhã deste sábado (11/03), na piscina longa (50 metros) do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Marcada pelo equilíbrio entre as duas principais forças da natação nacional e um alto nível técnico a competição contou com 18 provas nesta fase de abertura.

A UNISANTA, de Monique Ferreira e Juan Pereyra, figuras destacadas nas equipes do Brasil e Argentina, em Medellín, esteve 19 vezes nas três primeiras posições, enquanto o Pinheiros, dos também atletas do Brasil no Sul-Americano Guilherme Guido, Gabriela Silva, Mariana Katsuno, Poliana Okimoto e Manuela Lyrio, teve 21 participações entre as três primeiras colocações. Em número de primeiros lugares, UNISANTA e Pinheiros ficaram iguais: nove vezes cada.

Dos nadadores que estiveram em Medellín, todos, a exceção de Monique Ferreira (terceira colocada nos 400 livres), terminaram suas provas em primeiro lugar Juan Pereyra (400 livres), Manuela Lyrio (100 livres), Poliana Okimoto (400 livres), Mariana Katsuno (50 peito), Gabriela Silva (100 borboleta) e Guilherme Guido (200 costas).

Juan Pereyra, da UNISANTA, prata nos 1500 livres no Sul-Americano, foi o dono do melhor índice técnico desta primeira etapa do Regional, com 106.50, graças aos 4m03s41, nos 400 livres. Do lado feminino, o melhor índice foi de Luaiani Silva, do Corinthians, com 97,85, pelos 2m23s89, nos 200 metros estilo peito.