Encerradas na noite de sábado (18), a competição de natação dos VIII Jogos Sul-Americanos (Odesur), desenvolvida na cidade de Buenos Aires, Argentina, teve como grande destaque a participação dos nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, que, atuando pelo Brasil e Argentina, conquistaram um total de 21 medalhas, em quatro etapas.

A nadadora Argentina, Georgina Bardach, campeã dos 200 e 400 medley, 200 costas e 200 peito, confirmou a sua liderança na América do Sul, constituindo-se no grande nome da disputa. O destaque masculino da UNISANTA foi o brasileiro Eduardo Fischer, com ouro nos 50 e 100 metros estilo peito.

A Argentina ficou com a primeira posição no geral da natação, com 35 medalhas (19 de ouro, 12 de prata e quatro de bronze), seguida pelo Brasil (42 medalhas, 10, 16 e 16) e Venezuela (24 medalhas, cinco, oito e 11).

Em Buenos Aires, a UNISANTA foi representada por 13 nadadores e mais o técnico Márcio Latuf, que integrou a Comissão Técnica da seleção brasileira. Pelo Brasil, atuaram onze nadadores (Lilian de Paula Cerroni, Michelle Lenhardt, Monique Ferreira, Nayara Ribeiro, Bárbara Jatobá, Conrado Chede, Ricardo Kojima, Eduardo Fischer, Larissa Cieslak, Monick Perez e Natália Grava). Já pela Argentina, além de Georgina Bardach, medalhista (bronze) nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, competiu o fundista Juan Pereyra.

Das 21 medalhas obtidas pelos nadadores da UNISANTA, sete foram de ouro, nove de prata e cinco de bronze. Na última etapa da natação, a UNISANTA registrou suas duas últimas medalhas, com Natália Grava, medalhas de prata na prova dos 50 metros nado livre, com 26s41. Ricardo Kojima obteve outra de prata nos 400 medley, com 4m32s14.