Os nadadores da Universidade Santa Cecília, Felipe Ribeiro, campeão sul-americano juvenil e três vezes medalhista de ouro na Polônia em 2013 pela seleção brasileira, e Felipe Ramos, medalhista de ouro no revez 4×100 medley pela seleção nacional, foram destaques no Troféu Chico Piscina, que ocorreu em Mococa, no interior de São Paulo, neste último sábado (5).

Felipe Ribeiro conquistou duas medalhas de ouro, sendo elas no 4x100m livre e 4x100m quatro estilos, duas medalhas de prata, nos 50m livre e 100m livre, e uma de bronze, no 100m borboleta. Já Felipe Ramos conquistou duas medalhas de ouro, no 100m peito e no 4×100 quatro estilos.

Sobre a competição

O troféu é uma homenagem a Francisco Quintino, que estimulou a construção de uma piscina em Mococa – a primeira desse município e uma das primeiras do estado, além de ter incentivado a realização de torneios de natação nessa cidade.  Em 13 de maio de 1934 foi fundada a Associação Esportiva Mocoquense. Em 1968, a então Delegacia da 7ª Região da Federação Paulista de Natação, hoje Delegacia da 5ª Região da Federação Aquática Paulista sediada em Jaboticabal, criou o Torneio Inter-Regional Infanto Juvenil de Natação do Estado de São Paulo no qual seria disputado o Troféu “Chico Piscina”, com a participação de atletas de 14 Regiões do Estado.

Já foram disputadas 43 edições do Troféu “Chico Piscina”, sendo 19 como Torneios Inter-regionais Infanto Juvenil de Natação, 24 como Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto- Juvenil de Natação, dos quais 17 incluíram o Campeonato Internacional Infanto Juvenil de Natação.