Nadando como nunca, Luiz Rogério Arapiraca voltou a fazer história no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu Maria Lenk, no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Na manhã deste sábado (9), o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, quebrou os mais antigos recordes da natação brasileira, as marcas nacional e continental dos 800 metros nado livre, que perduravam havia 29 anos.
Com 7m58s20, Arapiraca superou o tempo de 7m59s85 registrado pelo santista Djan Madruga em 9 de abril de 1980. Essa foi a segunda quebra estabelecida pelo nadador da UNISANTA no Brasileiro de 2009. Na primeira etapa de finais, ele, nadando para 15m15s94, pulverizou o recorde brasileiro dos 1500 metros nado livre estabelecido por Luiz Lima em 1998, com 15m17s55, em Perth, na Austrália.
Tomado pela emoção, após a prova, Arapiraca disse que esperava quebrar esses recordes e que agradecia à UNISANTA, em particular ao Dr.Marcelo Teixeira, pela confiança e apoio no seu trabalho. “Noano passado, muita gente andou falando que a natação de fundo ia mal, mas a Universidade Santa Cecília acreditou em mim e levando-me a esse desempenho”.
Djan Madruga e Luiz Lima, que acompanharam a prova de 800 metros nado livre, acompanharam Arapiraca na emoção. Djan prometeu incentivar a natação de fundo brasileira, enquanto Lima se mostrou feliz pela evolução demonstrada por Arapiraca, bem como por Conrado Chede, outro nadador da UNISANTA, que fez a dobradinha santista, obtendo a prata nos 800 metros, com 7m59s98.
Conrado treina ao lado de Luiz Lima no Marina Barra, no Rio de Janeiro, onde a UNISANTA mantém um pólo, que conta ainda Sarah Correa, outra promissora nadadora de fundo e meio fundo da natação brasileira.
Melhor entre as instituições de ensino envolvidas na disputa e figurando entre as três maiores forças da natação nacional, ao lado do EC Pinheiros e Minas Tênis Clube, a UNISANTA soma 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito de bronze, além de um recorde brasileiro, um de campeonato e duas dobradinhas.
Entre seus triunfos, destaque ainda para vitória inédita do revezamento 4×200 metros nado livre masculino, com direito a recorde de campeonato (7m21s11), deu a devida coroada no excelente desempenho do time masculino, que também obteve ouro com Conrado Chede, nos 400 metros nado livre, Fernando Ernesto dos Santos, o FM, nos 200m nado de costas e nos 1500 metros nado livre, como Luiz Rogério Arapiraca.
No revezamento 4×200 metros masculino, a disputa foi até os últimos metros. UNISANTA e Minas TC lutaram até o fim pela medalha de ouro e a equipe santista levou a melhor por 40 centésimos. O quarteto da Unisanta formado por Vinícius Waked, Israel Murat, João de Lucca e Felipe May marcou 7min21s11 e bateu também o recorde de campeonato.