O nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima, líder invicto do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, disputa nesta quarta-feira (17/05), em Salinas, no Equador, sua primeira prova no 2º Campeonato Pan-americano de Águas Abertas.

Nesta quarta-feira (17/05), Luiz Lima, Guilherme Bier, Maria da Penha Cruz (Pepenha) e Pâmela Engel participam da travessia dos 5 KM. Na sexta-feira (19/5), o nadador da UNISANTA, mais Fábio Lima Maria da Penha Cruz (Pepenha) e Pâmela Engel, atuam na travessia dos 10 KM.

O grupo do Brasil participa desta segunda edição do Campeonato Pan-americano da modalidade como uma etapa importante para o grande objetivo de todos: os Jogos Pan-americanos Rio 2007. Em Salinas, estarão muitos dos concorrentes que estarão no Rio de Janeiro, em julho do ano que vem, já que a disputa no Equador servirá como uma das seletivas para os atletas não brasileiros.

O primeiro Pan-americano de Maratonas Aquáticas ocorreu na Cidade do Panamá, em 2004. Na ocasião, o gaúcho Carlos Pavão conquistou o título dos 10 quilômetros e ficou em terceiro nos 5 quilômetros. No feminino, a russa naturalizada brasileira Natalya Yakovleva foi bronze nos 10 quilômetros. Na categoria juvenil (atletas de 14 a 17 anos), a baiana Pâmela Engel terminou em terceiro tanto nos 5 como nos 10 quilômetros.