Em sua primeira participação em uma etapa da Copa do Mundo de Natação fora do território brasileiro, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Joel Moraes Santos Júnior, teve um bom desempenho. Em Durban, na África do Sul, na abertura da temporada 2005/2006, Joel debutou em grande estilo, ao alcançar a condição de finalista em uma das três provas das quais tomou parte.

O nadador da UNISANTA conseguiu o 7º. lugar na final dos 50 metros nado livre, com 23s07, sábado (12/11), no segundo dia da etapa de abertura da Copa do Mundo de Natação. Nos 100 metros nado livre, Joel havia obtido em 16º lugar, com 50s93. E, no domingo (13/12), ele terminou em 12º. Nos 50 metros nado borboleta, com 24s98.

Nesta primeira etapa, a equipe brasileira obteve três medalhas de bronze. O gaúcho Guilherme Roth dos Santos, do Grêmio Náutico União, conquistou duas, nos 50 metros nado livre, com 22s12, e nos 100 metros livre, com 48s71. A outra medalha de bronze veio com Flavia Delaroli, nos 50 metros estilo livre, com 24s95.

FISCHER VIAJA – Outro nadador da UNISANTA, Eduardo Fischer (Correios/ Water Planet/ The Best Academy) viaja nesta segunda-feira (14), em busca de medalhas nas etapas da Oceania e da Ásia da temporada 2005/2006 da Copa do Mundo de Natação. No ano passado, o catarinense foi o único brasileiro a conquistar medalhas nas duas etapas, com três de prata e uma de bronze.

A participação de Fischer se inicia dia 19 (sábado), em Sidney, na Austrália, com a prova dos 50m peito, na qual ele foi bronze em 2004o. No dia 20 (domingo), o atleta atua nos 100m peito.

Nos dias 24 e 25 de novembro, será a vez da etapa de Daejon, na Coréia do Sul, com três chances de medalhas, nos 50m, 100m e 200m nado peito. Eduardo Fischer é o nadador brasileiro em atividade com o maior número de medalhas em Copas do Mundo, 23 no total. Na temporada 2005/2006 ele pode tornar-se o maior medalhista de todos os tempos, superando Rogério Romero e Gustavo Borges.

TORNEIO ABSOLUTO – A presença de alguns dos maiores nomes da natação brasileira, como Monique Ferreira, Monick Avelino Perez, Lucas Salatta e Nicholas Santos, pré-relacionados para os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de janeiro, deu um tempero todo especial ao Torneio Absoluto de Natação, desenvolvido na manhã de sábado (12/11), na piscina de 50 metros do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, da UNISANTA.

Com a finalidade de aferir treinamento e buscando uma melhor preparação para os Campeonatos Paulista e Brasileiro das categorias júnior e sênior, nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e do Esporte Clube Pinheiros, travaram um duelo de enorme qualidade.

“O objetivo aqui não é o de chegar em primeiro, mas de aquilatar o nível do treinamento”, destaca o técnico Márcio Latuf, da UNISANTA e da Comissão Técnica Permanente da Seleção Brasileira. “Os resultados foram excelentes e vamos ter a chance de repetir a dose, na próxima semana, no EC Pinheiros, quando retribuiremos a visita”, completa.

“Esse tipo de disputa ajuda a preencher uma lacuna, permitindo que técnicos e nadadores possam fazer uma estimativa mais exata de suas reais condições, buscando um melhor aproveitamento, em competições de alto nível, principalmente o Brasileiro do final de anão”, afirma Peter Bydlowisk, titular da 7a. Delegacia Regional da Federação Aquática Paulista, árbitro geral e coordenador técnico do Torneio Absoluto de Natação.

No total, foram disputadas 34 provas nas distâncias de 50 a 1500 metros, nos quatro estilos, sem a preocupação de contagem de pontos. Os tempos foram cronometrados pela equipe de arbitragem da 7a. Delegacia da FAP.

O Campeonato Paulista, que serve de índice para o Sul-Americano de 2006, está marcado para o período de 1o a 4 de dezembro, na Capital, enquanto o Campeonato Brasileiro, última etapa para obtenção de índices para o Mundial de Shangai, na China, também em 2006, será realizado, em Santos, no Clube Internacional de Regatas, de 14 a 18 do mesmo mês.

No próximo dia 19 (sábado), UNISANTA e Pinheiros estarão competindo na piscina de seis raias da agremiação da Capital, no II Torneio Absoluto ECP de Natação, que também serve de preparação para as competições de dezembro

ESTUDANTIL – A UNISANTA/Colégio Santa Cecília venceu o 8o. Campeonato Estudantil Petiz a Júnior, competição realizada na piscina do Clube de Regatas Santista, na Ponta da Praia, em Santos. A equipe campeã venceu nas categorias petiz, infantil e júnior, além de ficar com o título absoluto.

No total, foram obtidas 37 medalhas, sendo 19 de ouro, 11 de prata e sete de bronze, além de três dobradinhas (primeiro e segundo lugares em uma única prova). Sob o comando da professora Rosa do Carmo José, a UNISANTA/Colégio Santa Cecília reuniu em sua equipe vários de seus principais atletas, como Amanda Armelau, campeã sul-americana juvenil; Carine Souza, Bárbara Lopes Almeida, Alice Maria Augusto, Renato Sakai Cid e Thiago Peruque, entre outros.