A Comissão Organizadora do do Projeto Travessia Laje de Santos/Renata Câmara Agondi, maior competição em águas abertas do Brasil, percorre, na manhã desta quinta-feira (17/11), o trajeto da terceira etapa da competição, marcada para 26 de novembro, a partir das 9 horas. Os 38 atletas (27 homens e 11 mulheres) inscritos largarão da Praia do Coronel, em Praia Grande, área da Fortaleza de Itaipu, e percorrerão 10 quilômetros, com chegada defronte ao Aquário Municipal, na Ponta da Praia, em Santos.

A bordo de uma escuna, os integrantes da Comissão Organizadora, presidida por Marcelo Teixeira, pretendem estabelecer os pontos exatos de largada, chegada, ancoragem de barcos balizas e de apoio para alimentação e hidratação dos atletas.

“Nossa preocupação maior é com a segurança”, garante Teixeira. “Nesta quinta-feira (17/11), vamos conhecer o percurso e definir os detalhes que permitirão aos competidores desenvolver todo o seu potencial”, completa.

O Projeto é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença, e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação. Arbitragem e supervisão técnica estão a cargo da Federação Aquática Paulista. O árbitro geral é Igor de Souza, da Federação Internacional de Natação (FINA).

Essa etapa será a primeira prova no Brasil após a oficialização das maratonas aquáticas por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI) e Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA). Assim, a exemplo do que ocorrerá nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, a prova passa a contar com 10.000 metros, mesma distância das maratonas aquáticas olímpicas. Inicialmente, previa-se uma prova com distância entre 15 e 20 quilômetros.

A etapa tem uma dotação de R$ 6.000,00, sendo que haverá premiação em dinheiro para os cinco melhores da categoria masculina e as três primeiras colocadas da feminina. Essa distribuição de prêmios obedece ao percentual de participantes (homens, 70% e mulheres, 30%).

Assim, nas duas categorias, os primeiros colocados receberão R$ 1.300,00, cada segundos, R$ 800,00, cada, e terceiros, R$ 550,00 cada. Apenas no masculino, caberá R$ 400,00, ao quarto colocado e R$ 300,00, ao quinto colocado. A premiação desta terceira etapa tem um reajuste médio de 30% em relação à Segunda, quando os campeões receberam R$ 1.000,00, cada.

Outra novidade fica por conta da presença de um caiaque acompanhando cada um dos competidores. Para facilitar a identificação dos atletas, cada canoeiro portará um colete com o mesmo número de inscrição do competidor.

Os canoeiros ficarão encarregados de proceder à hidratação e alimentação dos atletas, dentro das normas internacionais de maratonas aquáticas. A prova. que reunirá 38 atletas, sendo 27 homens e 11 mulheres, serve de seletiva para a definição dois oito atletas que terão a honra de participar do desafio de cerca de 40 quilômetros entre a Laje de Santos e a Baía de Santos, em 26 de janeiro de 2006.

Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Engeplus, Bandeirante Emergências Médica (BEM). Energil Sport, Power, Exército Brasileiro e Estrada Transportes. O Hotel Avenida é o hotel credenciado pela Comissão Organizadora para hospedar os atletas vindos de outras cidades e estados