O nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima, líder invicto do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, seguiu nesta segunda-feira (15/05), para Salinas, no Equador, onde disputará o 2º Campeonato Pan-americano de Águas Abertas.

Além de Luiz Lima, mais quatro nadadores brasileiros competirão nas provas de 5 e 10 quilômetros, nos dias 17 e 19 de maio, respectivamente. A volta equipe ao Brasil está prevista para o dia 20.

A seleção brasileira para o Pan de Maratonas 2006 é formada ainda por Fábio Lima e Guilherme Bier (ambos do Grêmio Náutico União/RS), Pâmela Engel (Aceb/BA) e Maria da Penha Cruz, a Pepenha (Álvares Cabral/ES), sob o comando de Daniel Wolokita, no masculino, e Alexandre Antunes, no feminino.

O grupo do Brasil participa desta segunda edição do Campeonato Pan-americano da modalidade como uma etapa importante para o grande objetivo de todos: os Jogos Pan-americanos Rio 2007. Em salinas, estarão muitos dos concorrentes que estarão no Rio de Janeiro, em julho do ano que vem, já que a disputa no Equador servirá como uma das seletivas para os atletas não brasileiros.

O primeiro Pan-americano de Maratonas Aquáticas aconteceu na Cidade do Panamá, em 2004. Na ocasião, o gaúcho Carlos Pavão conquistou o título dos 10 quilômetros e ficou em terceiro nos 5 quilômetros.

No feminino, a russa naturalizada brasileira Natalya Yakovleva foi bronze nos 10 quilômetros. Na categoria juvenil (atletas de 14 a 17 anos), a baiana Pâmela Engel terminou em terceiro tanto nos 5 como nos 10 quilômetros.

Programação: Travessia de 5 km – dia 17/5 – Masculino – Luiz Lima e Guilherme Bier; Feminino – Maria da Penha Cruz (Pepenha) e Pâmela Engel. Travessia de 10km – dia 19/5 – Masculino – Luiz Lima e Fábio Lima; Feminino – Maria da Penha Cruz (Pepenha) e Pâmela Engel.