Luiz Lima, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), obteve a medalha de prata na quarta etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, realizada no final de semana, em Tapes, no Rio Grande do Sul. Luiz completou os 10km da Lagoa dos Patos em 2h04m26.

Depois de uma prova acirrada e decidida nos segundos, Luiz deixou para trás experientes e vencedores atletas de maratonas aquáticas como o egípcio Mohamed El Zanaty e o francês Stephane Gomes, empatados na terceira posição com 2h04m35.

O nadador da UNISANTA só foi vencido pelo búlgaro Petar Stoychev (2h04m14). Em 2005, ele ganhou o bronze nas provas 10 e 25 km do Mundial de Esportes Aquáticos de Montreal. Este foi o terceiro ouro de Stoychev nas quatro etapas do Circuito de 2006 da Federação Internacional. Stephane, Petar e Mohamed, nesta ordem, eram os líderes do circuito antes de Tapes.

A Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2006 é realizada em 18 etapas e o Brasil ainda sediará a de número 15, em setembro, na cidade de Belém do Pará. Os brasileiros que competiram em Tapes seguem agora para Cartagena das Índias, na Colômbia, para o Sul-Americano Absoluto dos cinco esportes aquáticos, que encerra com a modalidade. A maratona aquática tornou-se olímpica em 28 de outubro de 2005 e estará valendo medalha nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e nos Jogos Olímpicos Pequim 2008.