Com destaque para a medalha de prata obtida pelo nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Carlos Farrenberg, na prova dos 100 metros nado livre, o Brasil teve uma participação destacada no Campeonato Mundial de Natação do IPC, realizado em Durban, na África do Sul.

O Brasil encerrou a participação na competição com 26 medalhas: 12 ouros, 7 pratas e 7 bronzes, além de sete recordes mundiais. O resultado deixou o País em 5º lugar no ranking da competição, atrás da Grã-Bretanha, Estados Unidos, Ucrânia e China.

O nadador da UNISANTA e professor de Educação Física, formado pela Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), mantida pela instituição de ensino santista, Carlos Farrenberg, é treinado pelo técnico Renato Bartolo, também graduado pela Fefesp.

Agora, o objetivo do atleta é treinar para os Jogos Parapan-americanos, que ocorrem no ano que vem, no Rio de Janeiro e para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, em 2008. Patrocinado pela Vitshop e Bartha Engenharia, Carlos é portador de deficiência visual.

“Os resultados em Durban provam que o Brasil não tem uma equipe de natação de um ou dois nadadores, como alguns afirmavam. Nós temos um grupo forte, promissor e muitos jovens aparecendo com grande potencialidade. Isso nos dá um alento grande para a participação no Parapan no Rio em 2007 e em Pequim em 2008. É só seguir trabalhando, fazer uma preparação bem feita e o resultado será positivo. No Parapan temos o compromisso de fazer bonito”, comemora o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto.