Em busca do tetracampeonato brasileiro sênior, na décima sexta edição do Troféu Daltely Guimarães, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) segue nesta terça-feira (12/12), às 8 horas, para Vitória, no Espírito Santo, onde, na piscina do Clube Álvares Cabral, será desenvolvida a competição, simultaneamente às disputas do Brasileiro Júnior e Torneio Open, todos válidos como seletivas para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

A UNISANTA terá um total de 53 atletas em Vitória, sendo 27 mulheres e 26 homens. No feminino, serão 16 atletas na categoria sênior, sete na júnior II e quatro na júnior I. No masculino, 13 na sênior, nove na júnior II e quatro na júnior I.

Motivação é o que não falta para equipe treinada pelo técnico Márcio Latuf, confiante em mais um bom desempenho. “Sem trocadilho, vamos para Vitória. Vamos em busca de mais um bom resultado, mesmo porque os nadadores estão encarando a competição com muita seriedade, de olho em uma vaga nos Jogos Pan-Americanos”, destaca.

O 16º Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães – terá a participação de 278 nadadores de 63 equipes. A UNISANTA, com o tricampeonato (2003/2004/2005) é a maior detentora de títulos do Troféu. Em segundo lugar aparecem Flamengo, Vasco, Minas Tênis e Esportiva São José/SP, com duas conquistas cada um. Londrina Country/PR, Corinthians, Grêmio Náutico União/RS e Português do Recife completam a lista de vencedores.

Já o Brasileiro Júnior/Troféu Júlio de Lamare está em sua 26ª edição. O EC Pinheiros é o maior vencedor, com 10 títulos, seguido por Flamengo, com sete; Minas Tênis, com cinco; e Vasco da Gama, com três. Este ano serão 85 agremiações, com o total de 360 atletas. Assim como o Brasileiro Sênior, que no último triênio teve o mesmo campeão, o EC Pinheiros levou o Troféu Júlio de Lamare para a sua sala, nos últimos três anos.

O Torneio Open é uma competição mais curta, com a participação em cada prova de no máximo oito nadadores, aqueles que atingiram as melhores marcas em cada prova, nos dois campeonatos da manhã (Troféus Daltely Guimarães e Júlio de Lamare), independente de qual for. Isto é, os oito finalistas de cada prova do Open podem sair apenas do Júlio de Lamare; somente do Daltely Guimarães; ou mesclando um pouco de cada competição, o que é o mais provável. Foi no 1º Torneio Open, no ano passado, vencido pelo EC Pinheiros, que o paraibano Kaio Márcio superou o recorde mundial dos 50m borboleta em piscina curta (25 metros), na piscina do Clube Internacional de Regatas, na Ponta da Praia, em Santos.

Servindo de seletiva para os Jogos Pan-Americanos Rio-2007, a disputa ocorre simultaneamente ao Brasileiro Júnior/Troféu Júlio de Lamare (ambos no turno da manhã), e mais o Torneio Open de Natação (na parte da tarde), este último com transmissão ao vivo do Sportv, a partir das 17 horas, em suas 2ª, 3ª e 4ª etapas (sexta,15/12; sábado, 16/12; e domingo, 17/12).