O caderno Esportes, do Jornal A Tribuna, divulgou, no dia 7/09,  um projeto inovador idealizado pelo professor da Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP), Cisco Araña. O projeto “Sonhando Sobre as Ondas” permite a prática do surf a deficientes visuais através de uma metodologia específica e uma prancha adaptada, construída pelo professor da Fefesp.

Cisco Araña  doou quatro pranchas nas cidades em que passou para explicar sua metodologia: San Sebastian, Mundaka, Las Palmas e Tenerife.

A ideia de levar o projeto mundo afora surgiu em 2011, quando Cisco participou de uma conferência da entidade World Surf Cities, com sede em San Sebastian. Depois de muito batalhar, o sonho se tornou realidade. Foram dez anos de pesquisas.

O projeto surgiu graças a Valdemir Pereira Corrêa, o Val, ex-aluno da FEFESP. Quando tinha 24 anos, Val perdeu a visão por um erro médico. Quando ouviu em uma rádio a vontade de Cisco em trabalhar com deficientes visuais, Val procurou pelo surfista e o pontapé inicial foi dado.

Cisco se emociona ao relembrar a trajetória ao lado de Val, primeiro surfista deficiente visual do Brasil. “Mesmo com todos os meus troféus, eu me sinto pequeno perto dele. O Val é o marco disso tudo”.  A metodologia e as pranchas idealizadas por Cisco Araña já estão sendo utilizadas na Espanha, informa o professor de surfe.