Mestre Márcio Santos, do Capoeira para Todos, fará palestra no V Congresso Brasileiro de Capoeira e Educação

Rodrigo Florentino, estágio acadêmico

Márcio Rodrigues dos Santos, mestre do projeto Capoeira Escola – Capoeira para Todos e professor de Educação Física da Unisanta, foi convidado para ser palestrante do V Congresso Brasileiro de Capoeira e Educação, que será realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, localizado na Cidade Universitária em São Paulo.

Segundo Vinicius Heine, coordenador do Congresso, a participação de Márcio trará importantes contribuições ao referido Congresso pela relevância dos seus trabalhos realizados em importantes instituições educacionais, culturais e sociais na cidade de Santos”.

Capoeira Escola – Capoeira para Todos

Criado em 1995, o Capoeira Escola nasceu com o objetivo de melhorar a vivência motora e diminuir a obesidade infantil. No início, a atividade era desenvolvida em escolas particulares. Hoje toda a sociedade participa, desde crianças de 2 anos até idosos, incluindo pessoas com deficiência. A  metodologia reúne embasamento científico e o saber popular da Capoeira.

Mestre Márcio Santos

Entre os prêmios recebidos por Márcio estão: “Comunidade em Ação” , pelo Melhor Projeto Esportivo da Região Metropolitana da Baixada Santista (A TRIBUNA 2015) e pelo Melhor Projeto Social individual da Região Metropolitana da Baixada Santista (A TRIBUNA 2011); Prêmio “Mérito Consciência Negra”-Afrosan Santos (2011);  Prêmio “Irmã Dolores”  da Prefeitura Municipal de Santos (2016).

Coordenador do Projeto Capoeira Escola em Santos e região metropolitana da Baixada Santista, leciona Educação Física e Esporte Adaptado e Pedagogia das Lutas   na Unisanta, onde coordena o curso de Extensão Comunitária “Capoeira para Todos”. Ex-Assessor Parlamentar de Assuntos Desportivos, da Deputada Estadual Telma de Souza, formou-se em Educação Física em 1999. Tem Pós-Graduação em Treinamento Desportivo e Individualizado (2001). É mestre de Capoeira pela Associação de Capoeira Movimentos (2011) e mestre em Práticas docentes no Ensino Fundamental (2018).