A Semana de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) reunirá profissionais renomados na área, de 30 de setembro a 5 de outubro. Entre os temas a serem abordados durante as palestras, mesas redondas e visitas técnicas estão: Indústria 4.0, Carros Elétricos e Geração de Energia Renovável, entre outros.

A abertura do evento será realizada no dia 30/9, a cargo da coordenadora do Núcleo Jovem do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, Marcellie Dessimonie. Engenheira ambiental e sanitarista, Marcellie  falará sobre  “Engenharia: Profissão e Mercado de Trabalho”. A palestra será realizada no Auditório do Bloco E – 4º andar, às 19h30.

Confira a programação completa abaixo:

Segunda-feira (30/09)

19h30 – Palestra: Engenharia: Profissão e Mercado de Trabalho, com a engenheira Marcellie Dessimonie, no Auditório do Bloco E – 4º andar

19h30 – Palestra: Indústria 4.0 aplicada ao contexto nacional, a cargo do engenheiro Jonas Clemente Camilo, no Consistório. Jonas Clemente Camilo é especialista de produtos na Altus S.A. Mestre em Engenharia Elétrica, atua na área de automação industrial há 19 anos, tendo passado pelos setores de Suporte Técnico, Engenharia de Aplicações e Marketing de Produtos.

Terça-feira (01/10)

8h – Visita Técnica na empresa Birla Carbon.

8h30 – Palestra: IOT e Cibersegurança para Indústria v4.0, com o engenheiro João Victor Fernandes Rodrigues, no Consistório. O palestrante é ex-aluno da Unisanta, formado em Engenharia de Computação. Hoje atua como assistente técnico do Instituto Senai de Tecnologia, onde desenvolve tecnologias para projetos de clientes.

19h – Palestra: BIM – Conceito e Aplicações, a cargo do arquiteto Alberto Motta, no Consistório. Ele leciona disciplinas de Projetos de hotéis, restaurantes e cozinhas, em layouts, equipamentos, retrofits e gestão e participou do 1.º Seminário Internacional AsBEA sobre Arquitetura Digital – BIM – SUSTENTABILIDADE – INOVAÇÃO.

19h30 – A palestra Os veículos Híbridos e Elétricos: Passado, Presente e Futuro será ministrada pelos engenheiros  Marcelo Oliveira da Silva, da AUDI  e Aldrey Marcel Galvão Martins, da Volkswagen, no Auditório do Bloco E – 4º andar.

Marcelo atua há quatro anos como coordenador de Suporte ao Produto na AUDI AG. É formado em Engenharia Elétrica e já foi engenheiro de desenvolvimento de produto pela BOSCH. Há 17 anos trabalhando na Volkswagen do Brasil, Aldrey Marcel Galvão Martins é  engenheiro de Produção.

19h30 – Palestra: Geração de Energia Renovável, com o engenheiro de Aplicação no Grupo Cennatech, André Endrigo Cintra, na sala C-16.

Quarta-feira (02/09)

9h30 – Palestra: Produção de Sorvete, com a engenheira química Cibele Carezzato Andrade, no Consistório.

19h – A palestra: Tipos de liderança através da análise comportamental será ministrada por Nayara Mota, da Dow Química, no Consistório.

20h – Palestra: Projeto University Relations – Wave 12, com Luam Deziderio, Gabriel Silva, Marina Peruci e Gabriel Pereira, também da Dow Química, no mesmo local.

19h – As palestras O futuro do transporte sustentável e Carreira de engenheiro e programas de inovação serão ministradas, respectivamente às 19h e 21h, por representantes da Scania, entre eles o engenheiro de produtos Cesar Augusto Stahlshmidt, Aline Cardia, de Seleção e Treinamentos e Marcel Guerreiro, da Comunicação. As atividades serão realizadas no Auditório do Bloco E.

19h – A palestra Método de análise e solução de problemas MASP, Green Belt e Lean Six Sigma, com o engenheiro mecânico Lean Six Sigma Master Black Belt, Thiago Cardoso, no Anfiteatro do Bloco D.

Quinta-feira (03/10)

08h30 – Palestra: Aplicações da Impressora 3D e o InovFabLab, a cargo do coordenador do laboratório de inovação da Unisanta e ex-aluno da instituição, Sérgio Schina, no Consistório.

19h – Palestra: ENADE, com o diretor executivo e assessor de assuntos econômicos do Sindicato das Entidades de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (SEMESP), Rodrigo Capellato, no Auditório do Bloco E.

19h – Palestra: Engenharia Inovação: Padronização de formas e Armaduras para o aumento da produtividade, com Rennand Mello, da ARCELOR, no Consistório.

19h – Palestra: Apresentação USIMINAS e Programas de entrada, a cargo de Ana Lucia Aguiar, de Seleção e Recrutamento da Usiminas e de convidados, no Anfiteatro do Bloco D.

19h – Palestra: Relação Porto-Cidade no Brasil: a Experiência de Santos,  com o Prof. Adilson Luis Gonçalves, na Sala D-24. Adilson é engenheiro e coordenador da RETE (Núcleo Avançado da Associação para Colaboração entre Portos e Cidades) e pesquisador do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais – NEPOMT.

19h – Palestra: Sistemas de Proteção de Sistema Elétricos no Domínio do Tempo com o engenheiro da Schweitzer Engineering Laboratories (SEL), Pedro Mendes, na Sala C-16. O palestrante está na SEL há 4 anos como engenheiro de Vendas e atua em Vendas Técnicas na área de energia, atendendo companhias elétricas e órgãos públicos.

19h – Palestra: Estaca Escavada de Grande Diâmetro com Fluido Estabilizante,  com o engenheiro Celso Correa. Em seguida, a palestra Fundações Profundas na Cidade de Santos – Perfis Metálicos com o engenheiro Marco Aurélio de Oliveira.

Sexta-feira (04/10)

08h30 – Palestra: Simulações e Computação em Nuvem para Industria 4.0, com Motasem Bechir El Malat, do SENAI, no Consistório. Motasem é ex-aluno de Engenharia da Computação da Unisanta e já teve participação do CONIC e COBRIC. Desenvolveu softwares para Android, IOS e Desktop, além de ser experiente em assistência técnica especializada, administração de redes, instalação e gerenciamento de servidores.

10h – Palestra: Conforto Humano – foco no sistema HVAC,  ministrada pelo engenheiro Walter Lenzi, na Sala M-126.

19h – Palestra: Perspectivas do Mercado de Trabalho na Área de Distribuição Elétrica com Wilhelm Guilherme, no Consistório. Ex-aluno da Unisanta, Wilhelm Guilherme é engenheiro e industrial e atua há sete anos na Elektro como Gerente de Distribuição da empresa.

19hMesa Redonda Fala Unisanta, com a participação do pró-reitor Administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Pirilo Teixeira, o diretor administrativo, Marcelo Teixeira Filho, o diretor e o docentes da Faculdade de Engenharia, respectivamente, Antonio de Salles Penteado e Áureo Emanuel Figueiredo Pasqualeto, no Auditório do Bloco E.

19h – Palestra: Programa de estágio e a Cultura da Ambev, a cargo dos representantes da empresa, Adriele Passos de Carvalho, Rafael Henrique Varjão Berti, Fellipe Brunialti Barbelli e Pamella Vanderley G. Proença, no Anfiteatro do Bloco D.

19h – Palestra: Hidrovias Metropolitanas para a Baixada Santista , com o engenheiro Eduardo Lustosa, na Sala M-126. Ele é diretor de Portos da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos e mestre em Engenharia Mecânica pela Unisanta.

Sábado (05/10)

09h – Palestra: Concreto Protendido com o engenheiro civil da Evehx Engenharia LTDA, Pedro Amaro Baccarin, na Sala M-518.