Além desses temas, abordados durante a manhã, os alunos de Publicidade e de Jornalismo tiveram uma oficina sobre Escrita Criativa. À noite, haverá música, roda de conversa e batalha de rap.

Julia Moura, estágio acadêmico

A primeira palestra dessa sexta-feira (27/09) reuniu a professora Paula Denari e as duas ex-alunas Beatriz dos Santos Viana e Victoria Capaldo. As jornalistas realizaram monografias no ano passado, que englobavam o tema do papel do profissional de comunicação no cinema. Através da parceria com a professora, foi possível o convite para que participassem da palestra e mostrassem o trabalho desenvolvido.

A professora Paula disse que a ideia surgiu de uma tentativa de inclusão dos alunos da manhã na Semana de Comunicação. “Na verdade, o tema surgiu do Robson Bastos (coordenador do curso), da preocupação que a gente tinha de incluir os alunos da manhã na Semana da Comunicação. A gente queria algo que fosse mais dinâmico, mais participativo e aí, ele veio com a história do cinema. E lembrei do trabalho das meninas. Elas fizeram trabalhos de pesquisa brilhantes no ano passado.  As duas falam muito bem, então eu estava muito tranquila. Para ser bem sincera, a minha participação foi mais costurar a apresentação delas, do que me colocar. O trabalho foi delas. Elas que fizeram a pesquisa.  ”

Paula também ressaltou que o mais importante é o incentivo que trabalhos como esses podem gerar nos alunos, que passam a querer desenvolver uma pesquisa acadêmica no futuro. “E o que eu acho mais bonito é que é um trabalho que partiu de pesquisa acadêmica, que é algo que a gente vem incentivando mais na faculdade. ”

A última manhã da Semana de Comunicação 2019 continuou com Wagner Aragão, jornalista e editor geral da Rede Macuco. O profissional reuniu os alunos com gincanas de confiança e exercícios para desenvolver a escrita criativa de cada um.

A programação para o encerramento continua à noite com programa especial, organizado pelo Diretório Acadêmico e que contará com momentos musicais, roda de conversa com profissionais das duas áreas e batalha de rap. Os eventos acontecerão no Bloco M, térreo, com o início marcado para as 19h.