Neste ano, o Troféu Maria Lenk apresenta uma novidade: a realização de uma prova de cinco quilômetros, na raia da USP, na tarde do último dia de competições.

O evento terá largada prevista para as 13h30 e é um teste para incentivar os nadadores das provas de fundo. Por enquanto, não vale pontuação para o Troféu Maria Lenk de Natação, mas é uma possibilidade no futuro. Ele atende a uma solicitação antiga de técnicos e atletas de provas de fundo e de maratonas aquáticas para valorizar o trabalho feito nas disputas de distâncias mais longas.

Assim como o Troféu Maria Lenk de Natação, a meia maratona distribuirá medalhas pra os três primeiros no feminino e no masculino e troféu para a equipe campeã e as que mais marcarem pontos por gênero. A raia da USP já sediou as provas da modalidade por ocasião do Campeonato Sul-Americano Absoluto de 2008.

Potência – O Brasil é uma potência mundial nas maratonas aquáticas, pois desde 2006 não sai do pódio de grandes competições da modalidade. Em 2013, a equipe brasileira foi campeã no Mundial de Esportes Aquáticos da FINA, em Barcelona, com uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Antes, o País obtivera uma medalha de ouro no Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai 2011 e uma de bronze no Mundial de Roma 2009, sem contar as dezenas de pódios em etapas da Copa do Mundo da FINA e as medalhas no Mundial específico de maratonas aquáticas.

O destaque da Unisanta nessa modalidade é Poliana Okimoto – Maratonista do ano (2013) eleita pela Federação Internacional de Natação (FINA) e Prêmio Brasil Olímpico 2013 do Comitê Olímpico Brasileiro.

Com um currículo vitorioso, a atleta é campeã mundial de Maratonas Aquáticas, na prova olímpica dos 10km. Conquistou ainda a prata nos 5km e o bronze na prova por equipes no Mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona, e ajudou o País a faturar o título inédito de campeão mundial da modalidade em 2013.

Nos Jogos Pan-Americanos de 2011, repetiu o resultado de 2007 e conquistou a prata na prova dos 10 km. Em 2009, no Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, em Roma, na Itália, conquistou o bronze na prova dos 5 km e deixou um marco na natação como a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha na história da competição. Em piscina, nada as provas de 1500m e 800m livre. É a atual recordista brasileira dos 1500m livre.