O nadador da Universidade Santa Cecília, Matheus Santana, foi destaque na página do Estadão nesta terça-feira (11/3), com a reportagem ‘Novo Cielo’ supera diabetes, vira top10 do mundo aos 17 e é o destaque de Santiago, em decorrência de seu excelente desempenho nos Jogos Sul-Americanos que, neste ano, foram realizados em Santiago, no Chile.

Com apenas 17 anos, Matheus Santana venceu os 100m livre com incríveis 49s13, que nada mais é do que o oitavo melhor tempo do ano no mundo, superando até Cesar Cielo. O tempo teria sido suficiente para lhe dar uma medalha de bronze no último Mundial Juvenil, se ele não tivesse sido cortado da competição em Dubai porque a diabetes, que o atrapalha desde criança, não tivesse novamente atacado.

O tempo batido por Matheus é exatamente igual ao de Bruno Fratus, em 2013. Na prática, coloca o adolescente como real candidato a estar no revezamento 4x100m livre brasileiro já no Mundial do ano que vem, em Kazan (Rússia), e nos Jogos Olímpicos do Rio/2016. Como o Brasil tem um revezamento forte, qualquer ganho de segundo é fundamental para que se possa alvejar uma medalha.

Matheus é visto, há pelo menos dois anos, como uma joia da natação brasileira, segundo a imprensa. Nesse período, sempre baixou os recordes de base que eram de Cielo. Aos 17, o atual recordista mundial nadava os 100m em 51s2, quase dois segundos mais lento que o incrível nadador.